PAIXÃO PELO NATURAL

Como consumir chia corretamente para emagrecer

Sumário

A chia ou Salvia columbariae é uma semente originária do Centro e do Sul do México. Ela é rica em vitaminas, proteínas, minerais e gorduras saudáveis. O consumo regular da chia ajuda no ganho de massa magra e também na mudança corporal. Além de ser uma auxiliar na saúde, ajudando no funcionamento intestinal e no fortalecimento dos ossos. Mas como consumir chia? É isso que vamos ver a partir de agora.

Existem diversas maneiras de como consumir chia, sendo possível inseri-la nas refeições do dia. Neste artigo, além de ver como consumir chia, vamos ver como consumir chia para emagrecer, como consumir chia no café da manhã, como consumir chia corretamente e como consumir chia em grãos. 

Como consumir chia para emagrecer

A chia é a queridinha daqueles que fazem dieta. É muito comum associá-la a uma mesa de café da manhã cheia de frutas, iogurte e outros itens da refeição matinal saudável. E não é para menos. A chia realmente é um item importante para a dieta e agora vamos ver como consumir chia para emagrecer.

Como consumir chia: a sensação de saciedade

O benefício da chia é que ela dá uma sensação de saciedade, boa para quem quer emagrecer. Quando a semente entra em contato com o estômago, ela expande e libera suas fibras solúveis, que formam uma espécie de gel, o qual retarda o surgimento da fome.

Entre as alternativas mais comuns de como consumir chia para emagrecer está a ingestão aliada a frutas frescas e iogurtes leves, principalmente no café da manhã. Mas também tem como consumir chia para emagrecer por meio de sucos e bolos por exemplo (veja receitas abaixo). 

A chia ajuda no controle de peso porque ela é rica em nutrientes que controlam a fome. Isso mesmo! Com o consumo regular da chia, o hábito de comer por impulso pode ser controlado. 

Mas claro, se você possui qualquer tipo de transtorno alimentar, entenda que a chia sozinha não é capaz de te ajudar. Nesse caso, o melhor é fazer acompanhamento com terapeuta e seguir orientações de um nutricionista de confiança.

Como consumir chia: três propriedades importantes para a sua saciedade

Como consumir chia: sempre conte com apoio de nutricionista e beba muita água

Para se obter um bom resultado, além de saber como consumir chia para emagrecer, é importante seguir a orientação de um nutricionista que vai avaliar a necessidade individual de cada pessoa. 

De uma forma geral, os nutricionistas e especialistas alertam para alguns hábitos a serem adotados além de como consumir chia para emagrecer e entre eles está o consumo de água. O recomendado é de pelo menos 1 litro e meio a três litros de água diariamente. Isso fará com que o efeito da chia para o emagrecimento seja potencializado. 

A combinação chia e água faz com que sua saciedade aumente e seu fluxo intestinal trabalhe melhor. Combinando assim dois fatores fundamentais para a perda de peso.

Como consumir chia no café da manhã

Podendo ser consumida em diversos períodos do dia, a chia é frequentemente associada ao café da manhã. Mas como consumir chia no café da manhã? 

É costumeiro imaginar aquela mesa com mamões, morangos, bananas, tudo bem servido de chia. Além também do tradicional iogurte. E essas são maneiras excelentes de como consumir chia no café da manhã.  

Mas existem diversas outras maneiras tão saborosas quanto, como as sugeridas pelo portal Tua Saúde, especializado em saúde e bem estar.

Em artigo especial sobre a chia, o portal traz receitas sugeridas pela nutricionista Tatiana Zanin, dando ótimas dicas de como consumir chia no café da manhã ou em qualquer período do dia, fugindo do convencional. Confira duas dessas receitas:

Essa receita vai ensinar a como consumir chia em um bolo integral que vai ajudar a regular o intestino evitando gases e a prisão de ventre, porque aumenta o volume e hidrata o bolo fecal, regulando o trânsito intestinal.

Receita para consumir chia: bolo com chia

Ingredientes:

• 340 g de alfarroba em lascas;

• 115 g de manteiga;

• 1 xícara de chá de açúcar mascavo;

• 1 xícara de chá de farinha de trigo integral;

• ½ xícara de chá de sementes de chia;

• 4 ovos;

• 1/4 de xícara chá de cacau em pó;

• 2 colheres de chá de extrato de baunilha;

• ½ colher de chá de fermento químico em pó.

Modo de preparo:

• Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Derreter as lascas de alfarroba em banho-maria e reservar. 

• Em outro recipiente, bater o açúcar com a manteiga e adicionar os ovos, alfarroba e baunilha mexendo bem. 

• Peneirar o cacau em pó, a farinha e o fermento, misturando, com uma colher, aos demais outros ingredientes. 

• Levar a mistura ao forno por 35 a 40 minutos. 

• Esperar amornar e servir.

Receita para consumir chia: suco de chia com abacaxi

Essa receita traz a dica de como consumir chia ingerindo um suco de abacaxi, que pode ser consumido no lanche da manhã ou da tarde, pois as fibras presentes na chia ajudam a controlar a fome ao longo do dia e o ômega 3 aumenta a disposição.

Ingredientes:

• 1 colher de sopa de sementes de chia;

• 2 rodelas de abacaxi;

• 200 ml de água filtrada ou fervida;

• Pedras de gelo a gosto.

Modo de preparo:

• Bater todos os ingredientes no liquidificador, até ficar uma mistura homogênea. 

• Servir ainda gelado.

Como consumir chia corretamente: a hidratação com água potencializa seus efeitos

Outra grande curiosidade no consumo de chia é saber como consumir chia corretamente COM ÁGUA.

Já vimos por aqui que a chia vai muito bem com frutas, nas vitaminas, em sucos e bolos. Além das outras receitas que podem levar chia como pudins, pães, tortas, quiches, mousses, cremes, patês, risotos, panquecas e farofas.  

Existe ainda um método mais “rústico” de seu consumo: chia apenas com água. E esse modo de como consumir chia corretamente, embora menos usual, é muito saudável. Isso porque a água potencializa os benefícios da chia. 

Este consumo de apenas água e chia tem tudo a ver com uma das maneiras de como consumir chia corretamente: isso porque é importante hidratá-la antes de ingeri-la.

A chia tem capacidade de absorção de até 12 vezes o seu peso, dando uma demonstração do seu potencial de hidratação. Uma matéria do G1 explica porque é tão importante fazer essa hidratação antes do consumo:

“Assim como os grãos, as sementes também possuem substâncias antinutricionais, que a médio e longo prazo são nocivas, já que bloqueiam a adequada absorção dos nutrientes. Além disso, as casquinhas das sementes podem dificultar o organismo de aproveitar todos os seus benefícios. Mas existe uma solução simples: é só hidratar as sementes. A chia deve ser hidratada por pelo menos 30 minutos, em água filtrada ou até formar um gel”.

Como consumir chia em grãos

A maneira mais tradicional e conhecida do consumo da chia é em grãos (semente). Neste sentido, é muito importante pesquisar bem seu fornecedor, garantindo que ele ofereça a chia em semente, sem glúten e rica em ômega 3.  

Também é muito importante que as sementes sejam devidamente separadas, livres de contaminação por outros ingredientes. Isso resulta em sementes de Chia 100% puras, veganas, e sem misturas de ingredientes sintéticos.

É cada vez mais comum marcas que adotam uma política “Clean Label”, isto é, “rótulo limpo”, com poucos ingredientes e sem nomes complicados na lista. Sempre prefira marcas com essa política, afinal é melhor para sua saúde e também para o meio ambiente.

Para conhecer um pouco mais sobre sementes de Chia que tenham todas essas características, clique aqui.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
×

Atenção

O e-mail inserido já está vinculado a uma conta existente. Para finalizar o pedido utilizando esse e-mail, acesse sua conta clicando no botão abaixo.

[]