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Chia emagrece mesmo? Saiba como usar e se limão com chia emagrece

Sumário

Considerada um superalimento originário do México e da Guatemala, a chia emagrece, é rica em proteínas, ômega 3 e diversos outros nutrientes. É uma semente de aproximadamente 1 milímetro de diâmetro da Salvia hispanica. A planta cresce em média um metro de altura, é resistente à seca, cresce em solo franco-arenoso e precisa de sol durante o cultivo. Além disso, tem folhas verde-limão denteadas e espigas com pequenas flores azuis roxas ou brancas.

A pequena semente da chia é rica em carboidratos de baixo índice glicêmico, por isso, muitos dizem que a chia emagrece. Além das proteínas e ômega 3, a chia é rica em fibras (o que é um dos principais fatores que contribuem para o pensamento de que a chia emagrece), cálcio, ferro, zinco, magnésio e antioxidantes que podem ser benéficas para fortalecimento da imunidade, prevenção da prisão de ventre e até proteção dos ossos.

Entretanto, muitas pessoas buscam entender se a chia emagrece. Se você é uma delas, continue a leitura do artigo para entender se a chia emagrece mesmo, como usar, se tormar chia antes de dormir emagrece, se limão com chia emagrece e chia emagrece quantos quilos por semana.

Chia emagrece mesmo?

Nos últimos anos, a chia ganhou o coração de quem deseja ter uma vida saudável por ser um alimento rico em diversos nutrientes, o que também levantou dúvidas se a chia emagrece. Mas o consumo da semente não começou agora, já é antigo e foi usado diariamente pelos povos astecas como um alimento básico igual ao arroz e feijão para nós, brasileiros.

O perfil nutricional da chia é composto por fibras alimentares, proteínas, cálcio, ferro, magnésio, zinco e antioxidantes. Além do ácido alfa-linolênico (ALA), que é um antioxidante do grupo do ácido graxo ômega-3 à base de plantas e que pode auxiliar no combate a doenças cardiovasculares e diabetes.

Confira a lista dos principais componentes presentes na chia:

  • Proteínas
  • Carboidratos
  • Energia
  • Fibras
  • Gorduras
  • Ômega-3 e ômega-6
  • Cálcio
  • Vitaminas A e do Complexo B
  • Fósforo
  • Magnésio
  • Zinco
  • Potássio


Chia emagrece

Atualmente, os consumidores buscam entender se a chia emagrece mesmo. Podemos dizer que sim, a chia emagrece, pois, graças a alta concentração de proteínas e fibras, o grão promove uma sensação de saciedade. Além disso, o alto teor de fibras da semente diminui a absorção de gorduras, colesterol e carboidratos.

E os benefícios não param por aí. Além disso, após ser hidratada a chia se expande e forma uma camada de “gel” em volta dela, que é capaz de auxiliar na absorção de nutrientes. Ou seja, a chia emagrece promovendo a saciedade e diminuindo a absorção de gorduras e carboidratos. Uma ótima aliada para quem deseja perder peso com saúde.

Outros benefícios da chia

Além da saciedade, a chia é uma fonte rica de ômega-3, que pode ser um fator protetor contra doenças cardiovasculares. Entre os efeitos está a redução da formação de coágulos, diminuição do colesterol, regulação da pressão dos vasos sanguíneos e até aumento da sensibilidade à insulina.

Chia Color Andina

Outro destaque dos benefícios do grão está no fortalecimento ósseo. Por ser rico em cálcio, ele auxilia na formação da massa óssea que é fundamental para evitar a osteoporose, que é uma doença caracterizada pela perda da densidade óssea e aumento do risco de fraturas. Então a chia emagrece e ainda mantém a saúde dos seus ossos em dia.

E por falar em “chia emagrece”, vamos falar das proteínas, que, além de estarem associadas ao aumento da saciedade, são importantes para o ganho de massa muscular. Quer mais benefícios da chia? Veja!

  • Ela é rica em ferro, que é importante para evitar e combater doenças como anemia;
  • Importante fonte de magnésio, que auxilia no funcionamento cerebral;
  • Possui boa concentração de potássio, que é importante para evitar câimbras;
  • Tem bastante zinco, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
  • Alto índice de cobre, nutriente que contribui para a absorção do ferro.

Consumo de chia

Já nas vitaminas, a chia é rica em vitamina A, que protege os olhos e a pele contra o envelhecimento, e em vitaminas do Complexo B, para o funcionamento do sistema nervoso e metabolismo das células, como: niacina, riboflavina e tiamina. Então, enquanto a chia emagrece, ela ainda traz todos esses benefícios a sua saúde. Um alimento bem estratégico na alimentação, principalmente de pessoas veganas e vegetarianas.

Chia emagrece:
como usar?

Já se questionou se a chia emagrece e como usar? Por ser considerada um superalimento e auxiliar na sensação de saciedade, muitas pessoas utilizam a chia diariamente na rotina alimentar. A forma mais indicada pelos especialistas é o consumo após hidratação da semente, já que, ao ter contato com líquidos, cria um gel ao redor da casca que auxilia no aumento da absorção das propriedades. Inclusive, isso também colabora para o fato de que a chia emagrece, uma vez que, essa hidratação do grão colabora para o aumento da saciedade.

Normalmente, é recomendado fazer a hidratação por cerca de 30 minutos e dividir o consumo da porção diária entre as diversas refeições.

Receita com chia

Entre as diversas vantagens do consumo da semente é que o gosto é suave e neutro, ou seja, não interfere no sabor da receita e, por isso, pode ser inserida tanto em receitas doces como salgadas. Normalmente, a chia pode ser usada hidratada em água, como tempero em saladas de frutas e saladas, inserida em sucos, entre outros. Mas de novo, utilizá-la hidratada pode ser muito estratégico para quem está com o foco de que a chia emagrece.

O pudim de sementes de chia é uma das receitas mais comuns entre os consumidores, seja para o café da manhã ou lanche da tarde. A receita é simples: misture um quarto de xícara de chia em uma xícara de um líquido, que pode ser leite de amêndoas ou suco de frutas.

O pudim estará pronto depois que as sementes se tornarem um “gel” e a mistura não estiver com água. Após finalizado, você pode enriquecer a receita de pudim de sementes de chia com frutas e castanhas que vão dar mais sabor e aumentar os aspectos nutritivos da sua alimentação. Nessa receita, a chia emagrece e te ajuda a chegar no seu objetivo sem perder a saúde.


Saiba mais sobre os benefícios da semente de chia

Outras formas de consumir as sementes de chia é adicionar inteiramente ou moer em smoothies, sucos e até em iogurtes. Além disso, podem ser adicionadas em receitas de tônicos, geleias, bolachas, muffins e tigelas de grãos. Nesse caso, ela não dará gosto ou adicionará textura, mas os benefícios estarão lá. Com essas receitas, a chia emagrece de forma prática, te dando saciedade!

Chia emagrece: cuidados com o consumo

Além da hidratação da semente antes do consumo ou misturada com líquidos para evitar engasgos, os especialistas indicam a ingestão de água e outros líquidos já que a chia emagrece mais nessa condição, promovendo maior saciedade, e é capaz de absorver muito líquido. Outro ponto importante é que pessoas com diabetes, triglicérides altos ou com doenças que têm restrições sobre o consumo de alimentos ricos em fibra devem consultar o médico sobre o uso da chia.

Eu sei que esse fato pode estar confuso, pois o carboidrato contribui para o aumento do ganho de peso. Na chia, no que tange o emagrecimento, os carboidratos são compensados pela saciedade que ela promove. Porém, pessoas com diabetes ainda precisam se atentar, uma vez que, um alimento ajudar no emagrecimento nem sempre quer dizer que ele tem pouco carboidrato.

Nesse caso, a chia é um exemplo disso, pois ela emagrece, mas é rica em carboidratos. Logo, antes de fazer qualquer receita ou incluir qualquer alimento no seu cardápio, consulte um nutrionista, pois esse profissional te ajudará a balancear a chia na sua alimentação considerando todos os aspectos e detalhes da sua saúde.

Limão com chia emagrece?

Se você tem dúvida se limão com chia emagrece, precisa entender como a água, o limão e a chia agem no organismo e quais desses fatores estão ligados ao processo de emagrecimento. Continue a leitura para entender as propriedades de cada item quando o objetivo é emagrecer:

  • Chia emagrece: pois pode auxiliar na sensação de saciedade por ser rica em fibras e ainda contribuir para melhora da digestão. Quando hidratada, ganha um “gel” na camada superior que ajuda na absorção dos nutrientes.
  • Água emagrece: pois pode auxiliar no aumento da sensação de saciedade, melhora do funcionamento gastrointestinal e até melhora o rendimento físico durante as atividades esportivas.
  • Limão emagrece: pois pode auxiliar na eliminação de toxinas por ser rico em antioxidantes e ajuda a limpar o paladar.


Color Andina semente de chia

Ou seja, limão com chia potencializa a diminuição da sensação de fome e, consequentemente, pode contribuir para o emagrecimento. Mas é importante sempre lembrar que a perda de peso deve envolver uma alimentação saudável e balanceada com prática regular de atividades físicas.

Chia emagrece quantos quilos por semana?

A “chia emagrece” ao auxiliar no processo de emagrecimento com a sensação de saciedade. Isso acontece pela semente ser rica em fibras e por ser solúvel e expandir-se após a hidratação em água e outros líquidos. Com a hidratação, é formado um “gel” na camada da casca que auxilia na absorção dos nutrientes.

Apesar do pensamento de que a “chia emagrece” estar correto, não é possível contabilizar, com exatidão, quantos quilos por semana é possível perder só com a chia, já que o processo de perda de peso deve levar em consideração diversas práticas, como: alimentação saudável e balanceada, prática regular de atividades físicas, hidratação, sono adequado, entre outras.

Tomar chia antes de dormir emagrece?

Especialistas apontam que não há estudos científicos que comprovem que tomar chia antes de dormir emagrece. Mas o consumo da semente está atrelado a diminuição da sensação de fome, que pode contribuir com a diminuição de consumo de alimentos calóricos e pouco nutritivos na alimentação. A sensação de saciedade é sentida com o consumo, por isso dizem que a “chia emagrece”.

Chia emagrece: onde encontrar?

A semente de chia é encontrada em lojas de produtos naturais. Entre as principais marcas está a Color Andina, que é:

  • Vegana
  • Sem glúten
  • Sem conservantes

Além disso, a marca preza pela qualidade em todo o processo de produção com sistema ancestral com famílias tradicionais da Bolívia que vivem na Cordilheira dos Andes. O plantio e colheita da chia são feitos por famílias indígenas a 4 mil metros de altitude acima do nível do mar.

Entre os diferenciais da Color Andina também está o de educar o consumidor sobre as diferentes culturas e possibilidades de alimentos saudáveis com porções de uso, sugestão de consumo e receitas. Dessa forma, a empresa acredita que o aumento da informação pode favorecer a busca por alimentos saudáveis, sustentáveis e funcionais, que verdadeiramente contribuem com a saúde de quem os produz e de quem os consome.

Assim, a marca busca consolidar o objetivo de levar alimentos aos lares brasileiros com reciprocidade com a terra e com grupos familiares. Além da semente de chia, o portfólio da Color Andina conta com maca peruana nas versões em cápsula e em pó, achocolatados, cacau em pó, adoçantes stevia, farinha, quinoa, microalgas, massas e condimentos. Veja todos aqui.

Se você deseja adquirir as sementes de chia da Color Andina e fazer o pensamento de que a chia emagrece se tornar a sua realidade, pode acessar a página do produto neste link e conhecer as opções.


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