20% DE DESCONTO COM O CUPOM : FRIOCHEGOU

Quinoa em flocos: o que é, como usar e receitas deliciosas

quinoa em flocos
Sumário

A quinoa é uma semente originária das regiões andinas da América do Sul, mais especificamente, ela surgiu há milhares de anos em Ayacucho, no Peru. A quinoa em flocos é uma forma prática e versátil de consumir a quinoa, que é um alimento rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

A quinoa em flocos pode ser usada em diversas receitas, desde o café da manhã até o jantar, trazendo benefícios para a saúde e para a boa forma. Neste artigo, você vai ver as respostas para algumas das dúvidas mais comuns que surgem nas pesquisas do Google, quando o assunto é quinoa em flocos, que são:

  • Quinoa em flocos como usar
  • Quinoa em flocos receitas
  • Quinoa em flocos tem que deixar de molho
  • Quinoa em flocos tabela nutricional

O que é a quinoa em flocos?

Quinoa em flocos

Já vimos o que é quinoa, mas como é feita a quinoa em flocos? A quinoa em flocos é obtida a partir da quinoa em grãos. A quinoa em grãos passa por um processo de pré-cozimento e depois é prensada, formando os flocos. Esses flocos são mais finos e macios do que os grãos, e têm um tempo de cozimento menor. A quinoa em flocos pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, orgânicos ou sem glúten e em alguns supermercados.

Quinoa em flocos como usar?

Uma das dúvidas mais comuns com relação a esse rico alimento é ‘quinoa em flocos como usar’. A quinoa em flocos pode ser usada de várias formas, substituindo ou complementando outros cereais, como a aveia, o arroz ou o trigo.

A quinoa em flocos é usada em receitas e pode ser consumida pura, misturada com frutas, leite, iogurte, mel ou granola, ou adicionada a receitas de bolos, pães, biscoitos, panquecas, mingaus, sopas, saladas, risotos, hambúrgueres, entre outras.

A quinoa em flocos tem um sabor suave e neutro, que combina com diversos ingredientes. Mas muitas pessoas costumam lavar a quinoa em flocos antes de usar, para eliminar um leve sabor amargo que ela pode ter eventualmente. Para isso, basta colocar os flocos em uma peneira e enxaguar em água corrente.

Quinoa em flocos tem que deixar de molho?

A dúvida “quinoa em flocos tem que deixar de molho’ faz sentido, uma vez que o recomendado para a quinoa em grãos é, de fato, algumas horas de molho. Mas, uma das vantagens da quinoa em flocos é que ela é muito prática e dispensa a necessidade do molho. Ou seja, você pode incorporá-la diretamente em suas refeições favoritas, economizando tempo e tornando sua dieta mais conveniente.

Quinoa em flocos tabela nutricional

Quinoa em flocos

A quinoa em flocos é um alimento muito nutritivo, que oferece diversos benefícios para a saúde. Ela é uma excelente fonte de proteína vegetal, que contém todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo não produz. Além disso, ela é rica em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal, aumentam a saciedade, controlam o colesterol e o açúcar no sangue, e previnem doenças como a obesidade, o diabetes e o câncer de cólon.

A quinoa em flocos também contém vitaminas e minerais importantes para o organismo, como o ferro, o magnésio, o fósforo, o cálcio, o zinco, o potássio, as vitaminas do complexo B, a vitamina E e a vitamina C. Esses nutrientes participam de diversas funções vitais, como a produção de energia, a formação de células sanguíneas, a manutenção dos ossos, dos músculos, dos nervos, do sistema imunológico, da pele, dos cabelos, das unhas, entre outras.

A quinoa em flocos também possui compostos bioativos, como os flavonoides quercetina e kaempferol, que têm ação antioxidante, anti-inflamatória, antiviral, antidepressiva e anticancerígena. Esses compostos protegem as células do estresse oxidativo, combatem os radicais livres, modulam a expressão gênica e regulam a sinalização celular.

A quinoa em flocos é um alimento sem glúten, o que é uma vantagem para as pessoas que têm doença celíaca, sensibilidade ao glúten ou que desejam reduzir o consumo dessa proteína. O glúten pode causar inflamação, alergia, intolerância, má absorção de nutrientes, alteração da flora intestinal e doenças autoimunes em pessoas sensíveis à proteína em questão.

Confira a tabela nutricional da quinoa em flocos (considerando uma porção de 45 g):

Quinoa em flocos tabela nutricional

  • Calorias: 148 kcal
  • Carboidratos: 24 g
  • Proteínas: 7,2 g
  • Gorduras: 2,5 g
  • Fibras: 3,6 g
  • Sódio: 12,6 mg

+LEIA MAIS: Quinoa: tudo o que você precisa saber

Quinoa em flocos receitas

O uso da quinoa em flocos em receitas é bem vasto. Você pode usar ela desde o café da manhã até o jantar, trazendo sabor, textura e nutrientes para os seus pratos. Veja algumas sugestões:

Mingau de quinoa em flocos:

Mingau de quinoa em flocos

Em uma panela, coloque 1 xícara de água, 1/4 de xícara de quinoa em flocos, 1/4 de xícara de leite vegetal, 1 colher de chá de mel, 1 pitada de canela e 1 pitada de sal. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Sirva com frutas picadas, castanhas, coco ralado ou o que preferir.

Bolachinhas de quinoa em flocos:

Quinoa em flocos

Em uma tigela, misture 1 ovo, 3 colheres de sopa de açúcar mascavo, 2 colheres de sopa de manteiga, 2/3 de xícara de quinoa em flocos, 1/3 de xícara de farinha de aveia, 1 colher de chá de fermento em pó e 1 pitada de sal. Faça bolinhas com a massa e achate-as, formando bolachinhas. Coloque-as em uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 15 minutos ou até dourarem. Deixe esfriar e guarde em um pote fechado.

Salada de quinoa em flocos:

Salada de quinoa em flocos

Em uma panela, cozinhe 1 xícara de quinoa em flocos em 2 xícaras de água com 1 pitada de sal por cerca de 10 minutos ou até ficar macia. Escorra e deixe esfriar. Em uma saladeira, misture a quinoa cozida com 1 xícara de tomates-cereja cortados ao meio, 1/4 de xícara de cebola roxa picada, 1/4 de xícara de salsinha picada, 1/4 de xícara de hortelã picada, 2 colheres de sopa de suco de limão, 2 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir.

Quinoa em flocos: um alimento, muitos benefícios

Quinoa em flocos

Você já viu, ao longo deste artigo, que o consumo da quinoa traz benefícios à saúde. Agora, vamos detalhar mais alguns:

– Quinoa em flocos melhora o funcionamento do intestino

A quinoa em flocos é rica em fibras e isso ajuda o intestino a trabalhar melhor.

– Quinoa em flocos ajuda a queimar gordura

A quinoa em flocos é rica em gorduras boas, como ômega 3 e 6, e seu consumo ajuda o organismo a produzir enzimas responsáveis pela queima de gordura; aumenta o metabolismo e reduz o armazenamento de gordura.

– Quinoa em flocos melhora a imunidade

A quinoa em flocos é fonte de vitaminas C e E e por isso tem ação antioxidante. Essa combinação ajuda na manutenção do sistema imunológico, fortalecendo o organismo contra doenças.

– Quinoa em flocos faz bem para os músculos

A quinoa em flocos tem proteínas e aminoácidos essenciais e seu consumo ajuda o organismo no trabalho de regeneração dos tecidos, por isso é muito usada por quem pratica atividade física.

– Quinoa em flocos protege os ossos

A quinoa em flocos contém minerais como o cálcio, o magnésio e o fósforo, fundamentais para a manutenção da saúde óssea

+LEIA MAIS: Os benefícios da quinoa: alto valor nutricional

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
×

Atenção

O e-mail inserido já está vinculado a uma conta existente. Para finalizar o pedido utilizando esse e-mail, acesse sua conta clicando no botão abaixo.

[]