#PROMOÇÃO PRORROGADA 25% OFF

Receitas com quinoa para uma alimentação mais saudável e funcional!

Receitas com quinoa

A quinoa é um pseudocereal extremamente nutritivo, por isso, ela é considerada como um super alimento, dessa forma, utilizar receitas com quinoa pode ser uma estratégia muito interessante para manter a alimentação sempre balanceada.

O pseudocereal é originário da Cordilheira dos Andes. Atualmente, há cerca de 120 espécies de quinoa no planeta. De modo geral, a quinoa é rica em fibras, proteínas, ferro, zinco, fósforo e muito mais! Ah, fora que as receitas com quinoa também são uma delícia.

É possível fazer de tudo com ela, por exemplo: para receitas com quinoa em grãos é possível fazer: hamburguer, tabule e até queijo! É possível fazer receitas com quinoa em flocos, com a farinha do grão e muito mais!

Quinoa

Apenas adiantamos uma ressalva: a quinoa é rica em carboidratos, o que significa que as receitas com quinoa para diabéticos precisa ser bem balanceada, de preferência, com acompanhamento de um nutricionista, assim, você tem a certeza de que as receitas com quinoa de fato podem fazer bem para a sua saúde. Por isso, caso queira fazer alguma das receitas com quinoa deste artigo, discuta com um especialista se ela poderia ou não entrar na sua rotina.

E como falamos em carboidratos, será que as receitas com quinoa servem para emagrecer? Bem, tudo depende de como ela estará balanceada e da estratégia que será usada na sua alimentação. Abordaremos tudo isso neste artigo. Boa leitura!

Receitas com quinoa
ajudam a emagrecer?

A quinoa é um pseudocereal muito rico em nutrientes, o que inclui os carboidratos. Para se ter uma ideia, uma porção de 45g da quinoa branca da Color Andina apresenta cerca de 10% da quantidade de carboidratos que devem ser ingeridos por dia.

Eu sei que até aqui deu a impressão de que talvez as receitas com quinoa não sejam as ideais para quem está com foco em emagrecer, não é? Mas calma, pois eu só te contei uma parte da informação.

A boa notícia é que a quinoa também é rica em fibras, a mesma quantidade de quinoa branca que usamos de base para referenciar os carboidratos possui cerca de 13% de fibras alimentares. Esse nutriente é um dos principais responsáveis pela sensação de saciedade.

Receitas com quinoa

Fora que ela também é rica em proteínas (13%), que também é importante na promoção da saciedade do organismo. Além disso, esse nutriente exige mais calorias para a sua digestão, o que irá influenciar no processo de emagrecimento.

Ou seja, se consumida de forma balanceada, as receitas com quinoa apresentam um potencial enorme no emagrecimento. Para utilizar as receitas com quinoa para emagrecer de forma saudável, procure um nutricionista, pois essa será a pessoa que te ajudará a encaixar essas delícias de forma estratégica na sua alimentação.


Se quiser mais informações sobre os benefícios da quinoa para já chegar com uma boa base na consulta, clique aqui e leia o nosso artigo.

Receitas com quinoa em grãos

O consumo de quinoa não é tão popular no Brasil, uma vez que, este cereal é originário da Cordilheira dos Andes, portanto, receitas com quinoa em grãos costumam ser mais populares em países como a Bolívia e o Peru.

Mas garantimos que algumas das receitas com quinoa que separamos não são tão diferentes do que você já conhece ou até provou. Veja!

Receitas com quinoa: Tabule (ou salada de quinoa)

Salada de Quinoa

Ingredientes:

  • 1 xícara de Quinoa Branca Color Andina Foods
  • Sal e pimenta do reino
  • Suco de 2 limões
  • ¼ de xícara de azeite
  • Cebolinha e salsinha a gosto
  • 1 xícara de folhas de hortelã picadas
  • 1 pepino picado
  • 2 xícaras de tomate cereja
  • 2 xícaras de queijo feta em cubos

Modo de preparo:

Ferva 2 xícaras de água e adicione a Quinoa e um pouco de sal. Depois, cozinhe por 15 minutos até que os grãos estejam macios. Agora, escorra a Quinoa e adicione imediatamente os limões, o azeite e mais sal. Para continuar temperando, misture em uma tigela cebolinha, hortelã, salsinha, pepino, tomate, sal e pimenta. Por fim, adicione a Quinoa, misture, e adicione o queijo feta. Prontinho!

Receitas com quinoa: Hamburguer de quinoa

Hamburguer de quinoa

A próxima receita com quinoa ficará ótima para fazer sanduiches. Você vai precisar de:

  • 50g de aveia em flocos;
  • 100g de farinha de linhaça:
  • 100g da nossa Quinoa Mista;
  • Meia cebola e alho ralados;
  • Uma cenoura ralada:
  • Sal, pimenta do reino e manjericão;
  • Páprica doce.

Preparo:

Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Após esse tempo, molde a massa em formato de hambúrguer e coloque no congelador por mais 30 minutos. Essa receita é da nossa seguidora @ProfessoraViajante. Ela recomenda assar os hambúrgueres na frigideira com óleo de coco. Após isso é só se deliciar.

Queijo fermentado com quinoa

Essa receita vegana da @Luisa_Motta vai te surpreender e muito. Para facilitar, vamos dividir um duas etapas, sendo que usaremos a quinoa na primeira, que é a preparação do rejuvelac com:

  • 4 xícaras de água filtrada;
  • Meia xícara de quinoa da Color Andina Foods. No vídeo foi usada a Quinoa Mista, mas também dá super certo com a branca.

Preparo:

Coloque a quinoa em uma jarra e adicione a água. Depois, deixe fermentar por 24 horas, fora da geladeira. Coe e reserve o líquido.


Agora, vamos iniciar o preparo do queijo com:

Uma xícara e meia de rejuvelac;
1 xícara de oleaginosa de sua preferência (no vídeo foi usada a castanha de caju); Temperos (a gosto).

Deixe a oleaginosa de molho por 8 horas em água filtrada. Descarte a água do molho e bata as sementes, com o rejuvelac, até formar um creme liso. Deixe o creme escorrer em um coador voal. Feche bem o voal e reserve-o em um ambiente limpo (preferencialmente pendurado) entre 24 e 48 horas (a depender do clima, pois o calor acelera o processo).

Após a fermentação, coloque o queijo em um pote e finalize com os temperos de sua preferência. Sirva como quiser! Algumas dicas para o preparo:

Esterilize todos os objetos com água fervendo; Use apenas água filtrada;
A mesma quinoa pode ser usada para fazer até 3 rejuvelacs e ainda ser consumida.

Receita com quinoa em flocos: mingau de quinoa

Mingau de quinoa

Mais uma receita com quinoa vegana, saudável e gostosa para você! Essa ficaria uma delícia no café da manhã! Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1/2 xícara de quinoa em flocos
  • 1/2 xícara de chia em grãos
  • 1 banana madura picada
  • 1 colher de sobremesa de canela
  • 3 xícaras de leite de coco
  • 1 xícara de água
  • Nozes picadas

No preparo, coloque o óleo de coco em uma panela, ele vai impedir que o mingau grude no fundo. Agora, adicione a quinoa e deixe o floco torrar por 4 minutos, mexendo depois de 2 minutos.

Agora, basta incluir a chia, a banana, a canela e o leite de coco. Misture bastante e deixe cozinhar por 10 minutos com a panela tampada. Depois, abra a panela, coloque a água e misture.

Tampe a panela novamente e deixe o mingau cozinhar por mais 5 minutos. Tire a tampa e deixe cozinhando por mais 5 minutos. Agora está pronto para servir com as nozes por cima. Essa receita é do site Receitaria, lá tem inúmeras  receitas com quinoa em grãos  para você se deliciar!

Essas receitas com quinoa são
boas para diabéticos?

Nós da Color Andina Foods temos como principal meta ajudar as pessoas a preservar a saúde, por isso, sempre divulgamos receitas com quinoa saudáveis em nossas redes sociais. Além disso, nós também vendemos alimentos 100% naturais, que respeitam a origem da forma de cultivo e dos povos nativos da Cordilheira dos Andes.

Por isso, fazemos questão de ressaltar novamente: caso você tenha qualquer condição na sua saúde cuja orientação seja a restrição de carboidratos: converse com um nutricionista ou nutrólogo antes de aplicar as receitas com quinoa na sua rotina.

Quinoa mista

Uma dica que damos é que você avalie com um profissional os impactos que essas receitas poderiam ter na sua saúde, só assim, você terá 100% de certeza de essas receitas com quinoa são boas para diabéticos.


Leia mais: Conheça os benefícios da quinoa real da Color Andina!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn