#PAIXÃO PELO NATURAL

Quinoa e seus benefícios para a saúde

Quinoa mista

A quinoa é uma especiaria originária da América do Sul, mais especificamente da região andina da Colômbia, Bolívia, Peru e Equador. Esse pseudocereal nativo é cultivado pelos povos dessa região há cerca de 4 mil anos e seu consumo mais comum e tradicional é em grãos, mas pode ser encontrada também em flocos ou farinha.

A quinoa e seus benefícios para a saúde são muito conhecidos em diferentes partes do mundo. Os quéchuas, um dos povos originários dos Andes, a chamam de “quinua”. A tradução aproximada desse termo para chamar a quinoa é “Grão-Mãe”, justamente, porque os povos incas tinham conhecimento dos benefícios que a quinoa real proporciona à saúde.

Alguns especialistas dizem que a quinoa oferece o que há de mais completo em se tratando de benefício alimentar. A quinoa, na visão de muitos especialistas, é rica em todos os nutrientes benéficos para o bom funcionamento do corpo humano.

Pensando na quinoa e seus benefícios ao organismo, podemos listar uma extensa relação. Neste artigo, você vai conferir todos esses tópicos:

  • Quinoa benefícios para o homem:
  • Quinoa benefícios para os cabelos;
  • Quinoa benefícios e malefícios;
  • Quinoa benefícios para pele;
  • Quinoa benefícios para saúde.

A quinoa é considerada um superalimento

A Quinoa, cujo nome científico é Chenopodium quinoa é, como já dito, uma planta nativa da Cordilheira dos Andes, que produz um grão considerado muito importante para a alimentação humana. Aliás, a quinoa é considerada um superalimento.

Rica em proteínas, a quinoa contém vitaminas A, E e do complexo B, como riboflavina, ácido fólico, tiamina e minerais, como o ferro, zinco, fósforo, potássio e magnésio.

É fonte de gorduras saudáveis, como ômega 3 e 6 e possui ainda alto teor de fibras, o que favorece o funcionamento intestinal. Confira abaixo a quinoa e seus benefícios.

Quinoa: benefícios para o homem

Receitas com quinoa

Para o corpo do homem, a quinoa ajuda no fortalecimento dos ossos. O benefício da quinoa em fortalecer os ossos é excelente para você que não sabe o que inserir na alimentação de seu filho. Uma opção interessante é alimentar-se de quinoa como um cereal matinal para as crianças de ossos frágeis, ou para o adulto que sofre com o mesmo problema.

E é importante dizer que, quanto à estrutura corporal, importante para o bom desenvolvimento nos primeiros anos de vida ou manutenção do corpo já na vida adulta, a quinoa e benefícios não param por aí.

Outra vantagem bastante lembrada quando se fala da quinoa é que ela pode ajudar no fortalecimento muscular. A quinoa oferece, após um consumo periódico, músculos mais firmes. Isso se dá pela sua riqueza em fibras.

Fortalecendo os ossos e ajudando na melhor formação e manutenção dos músculos, a quinoa é um prato cheio para pessoas que praticam musculação e, por isso, se tornou uma tendência entre a turma do mundo “fitness”.

Quinoa benefícios para o sistema imunológico

Na quinoa você encontra todos os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo.

A quinoa estimula o fortalecimento do sistema imunológico pelos minerais e vitaminas e pode melhorar a fadiga por ter triptofano, um aminoácido necessário à produção de serotonina.

A Color Andina tem por meta trazer ao Brasil produtos 100% naturais e originais. Por isso, trabalha em conjunto com os povos da etnia quéchua, da Bolívia, para ajudá-los nas atividades econômicas da região e oferecer produtos orgânicos de altíssima qualidade.

Mix de quinoa

E é de lá, dos Andes, que vem a quinoa real da Color Andina. É importante dizer que a Cordilheira dos Andes é como se fosse o “lar” da quinoa real. É o ambiente com as condições climáticas perfeitas para o desenvolvimento pleno do alimento, que inclusive, é completamente diferente do Brasil.

Isso reflete diretamente na qualidade e na quantidade dos nutrientes que a quinoa vai absorver de forma natural, possibilitando um cultivo o mais natural possível.

Quinoa benefícios e malefícios

Ao ler essa série de pontos positivos sobre a quinoa e benefícios para a saúde, certamente você vai se perguntar se existem malefícios ocasionados por essa especiaria. Em se tratanto de malefícios, a boa notícia é que são desconhecidos. A não ser o uso exagerado que pode trazer resultados não desejados.

Por possuir bastante fibra, o excesso de quinoa pode provocar flatulência e alguns incômodos intestinais, mas isso só se aquele que estiver consumindo passar muito da conta. Em modo geral, como já mencionado, a quinoa é vista por muitos especialistas da área nutricional como uma das maiores indicadas quando o assunto é alimento completo para ingestão de nutrientes.

Ou seja, se compararmos a quinoa conforme seus benefícios e malefícios, com certeza os pontos positivos compensam. Confira, então, ainda mais sobre a quinoa e seus benefícios.

Quinoa benefícios para os cabelos

Benefícios da quinoa

Quando citada como uma alimentação completa em benefícios, o grão prova isso ainda mais quando o assunto é quinoa e benefícios para os cabelos. A quinoa oferece benefícios tanto para a saúde do couro cabeludo quanto para a força dos fios.  Confira nos próximos tópicos.

Quinoa benefícios contra a caspa

A quinoa possui fósforo, cálcio e ferro, que selam a umidade no couro cabeludo e evitam que ele descame e fique seco. Assim, o uso habitual da quinoa na dieta pode ajudar a eliminar o desconforto da caspa.

Quinoa benefícios para o crescimento dos fios de cabelos

A quinoa fornece nutrientes para os folículos de cabelo, importante para o crescimento dos fios. Fundamental também para a formação das células vermelhas do sangue, fazendo com que os fios de cabelos cresçam.

Quinoa benefícios para a cor do cabelo

A quinoa possui tirosina, um aminoácido responsável pela pigmentação e cor dos cabelos. Ele ajuda a manter a cor dos fios, além de estimular a repigmentação do cabelo.

Quinoa benefícios contra a queda de cabelo

Em uma matéria do Portal Terra, em que é abordado o risco de queda de cabelo que pode ser provocada por uma dieta vegana, a médica Jaqueline Zmijevski, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que depende muito mais dos macros e micronutrientes que o paciente está consumindo do que propriamente se ele é de fonte animal ou vegetal. Confira o trecho em que a importância da quinoa é citada:

“Quando pensamos na construção do fio de cabelo, dois aminoácidos essenciais são mais relevantes: a metionina e a lisina. Por isso, a dieta vegana precisa contar com alimentos fontes desses aminoácidos, como feijão, lentilha, brotos, soja, grão de bico, quinoa, amêndoa, nozes e castanha-do-Pará”, explica a dermatologista.

Você pode conferir a matéria completa aqui.

Quinoa benefícios para pele

Tão famosa pelos seus benefícios ao organismo e ao bom funcionamento do corpo, a quinoa mostra-se também eficiente quando o assunto é estética. Você já conferiu: quinoa e seus benefícios para o cabelo, quinoa e benefícios para a saúde, quinoa e benefícios para o homem, quinoa e benefícios ao sistema imunológico, mas para além dessa lista, a quinoa é também uma grande aliada da pele.

A quinoa possui benefícios para a pele e já caiu no gosto de muitas pessoas que se preocupam com a saúde e beleza dermatológica. Inclusive, ela tem sido muito utilizada para combater os sinais da idade e, também, as manchas causadas pela exposição ao sol.

A revista Cláudia, da Editora Abril, dedicou um espaço especial para falar desse grão em uma de suas edições, confira um trecho da reportagem:

Quinoa benefícios - poder antissinais

“Nossos estudos confirmaram que o óleo extraído da quinoa tem ação antioxidante ainda maior que o dos polifenóis, ativo com essa função já consagrado no mercado”, diz Rodrigo Stuart, profissional de desenvolvimento de uma importante empresa de cosméticos.

Quinoa benefícios - evita flacidez e estrias

Assim como ajudam na firmeza, a elasticidade evita o “desgaste” da pele que levam às estrias. Uma pele bem hidratada é também mais resistente ao problema.

Você pode conferir aqui o conteúdo completo da revista Claúdia.

Quinoa benefícios para saúde

A quinoa é, portanto, um alimento com benefícios múltiplos. Sendo talvez o maior deles a atuação direta na prevenção e combate de doenças. Para ficar claro, vamos ver em detalhes alguns dessas vantagens:

  • Quinoa e benefícios para a saúde – Ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios;
  • Quinoa benefícios – Favorece o emagrecimento;
  • Quinoa benefícios – Fortalece o sistema imunológico e auxilia no processo de cicatrização;
  • Quinoa benefícios – Recomendada para pessoas que possuem doença celíaca;
  • Quinoa benefícios – Ajuda no fortalecimento muscular;
  • Quinoa benefícios – Previne doenças cardiovasculares;
  • Quinoa benefícios – Reduz colesterol;
  • Quinoa benefícios – Fortalece os ossos;
  • Quinoa benefícios – Previne doenças como osteoporose e hipertensão;

Quinoa e benefícios na culinária e nutrição

Receitas saudáveis com quinoa

O portal Terra também trouxe reportagem a respeito de especialistas, entre nutricionistas, culinaristas e outros, que se reuniram para discorrer sobre as inúmeras vantagens do consumo da quinoa. Veja trechos da matéria:

“A quinoa é uma semente que contribui para o bom funcionamento do corpo. Além disso, ela é rica em aminoácidos essenciais. É muito proteica, fonte de vitaminas do complexo B, fibras e minerais. A qualidade de proteínas que possui é comparável às fontes de origem animal, não pela quantidade, mas pela união de vários tipos proteicos que oferecem tudo o que o organismo necessita”, disse a culinarista Guta Pudell.

“A quinoa é uma semente muito indicada para praticantes de atividades físicas, pois é rica em proteínas, o que auxilia no fortalecimento muscular”, disse a nutricionista Adriana Cerchiari de Andrade. “Ela também auxilia na prevenção e tratamento de dislipidemias, obesidade, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial”.

Salada de quinoa

Conforme explica a nutricionista Queila Turchetto, as sementes de quinoa contêm 23% de proteínas e grande quantidade de vitaminas, como B1, B2, B3, B6, C e. É rica também em minerais, como o ferro, o fósforo e o cálcio.”

Dá para entender por que a quinoa e seus benefícios têm se tornado tão populares entre as pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável, não é?

A Quinoa da Color Andina

Quinoa mista

Na Color Andina temos Quinoa branca e mista. Elas são cultivadas lá na Cordilheira dos Andes pelos povos da etnia quéchua, da Bolívia.

A sabedoria ancestral dos povos originários do nosso continente cuida de cada detalhe do plantio à colheita, tornando os alimentos ainda mais especiais. E, com certeza, essa qualidade e cuidado também vai impactar nas receitas que você fizer.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn