PAIXÃO PELO NATURAL

Farinha de linhaça dourada: conheça os benefícios desse alimento funcional

Farinha de linhaça
Sumário

A farinha de linhaça dourada é um alimento funcional que traz diversos benefícios para a saúde, como reduzir a inflamação do organismo, prevenir doenças cardiovasculares, combater a prisão de ventre, ajudar no tratamento da diabetes e aliviar os sintomas da menopausa.

Neste artigo, você vai ver respostas para algumas das dúvidas mais comuns feitas nas buscas do Google sobre a farinha de linhaça dourada, como, por exemplo:

  • Farinha de linhaça benefícios
  • Farinha de linhaça para que serve
  • Farinha de linhaça emagrece
  • Farinha de linhaça marrom
  • Farinha de linhaça tabela nutricional

Além disso, você vai ver, também, como consumir a farinha de linhaça dourada, para usufruir de todo seu teor nutritivo.

Acompanhe o conteúdo e boa leitura!

Farinha de linhaça: benefícios

A farinha de linhaça é um alimento de grande valor nutricional e, por esse motivo, é muito utilizada por aqueles que buscam uma alimentação mais saudável. A farinha de linhaça também é rica em fibras, que ajudam a regular o intestino, controlar o apetite e reduzir o colesterol.

Vamos ver, em detalhes, tudo de positivo que o consumo da farinha de linhaça pode fazer por sua saúde.

Farinha de linhaça: Reduz a inflamação do corpo

A farinha de linhaça é rica em ômega-3, uma gordura boa que ajuda a reduzir a produção de substâncias inflamatórias no organismo.

Farinha de linhaça: Previne doenças cardiovasculares

A farinha de linhaça também contém ômega-6 e fitoesterois. Essas substâncias gordurosas (saudáveis) ajudam a evitar que o colesterol se deposite nas artérias, reduzindo o risco de aterosclerose, AVC e infarto.

Farinha de linhaça: Diminui o colesterol

A farinha de linhaça, como já mencionado, é rica em fibras. As fibras são importantes para reduzir a absorção da gordura dos alimentos e a produção de colesterol pelo fígado. Essa ação, ajuda a baixar o colesterol ruim e os triglicerídeos do sangue.

Farinha de linhaça: Combate a prisão de ventre

A farinha de linhaça também tem fibras solúveis e insolúveis, que ajudam a aumentar o volume das fezes e acelerar os movimentos intestinais. Isso ajuda a prevenir e também a tratar a constipação.

Farinha de linhaça: Ajuda no tratamento da diabetes

A farinha de linhaça ajuda a diminuir a absorção de glicose da alimentação. Com isso, ela promove uma redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora a resposta do corpo à insulina. Essa combinação de fatores ajuda na prevenção e no controle do diabetes.

Farinha de linhaça: Alivia os sintomas da menopausa:

A farinha de linhaça pode ajudar a aliviar as ondas de calor, a secura vaginal e alterações de humor, sintomas comuns da menopausa para muitas mulheres. Isso é possível porque a farinha de linhaça contém lignanas, que são compostos com uma ação semelhante ao estrogênio, o hormônio feminino.

Farinha de linhaça: Auxilia na perda de peso

A farinha de linhaça pode ajudar a emagrecer, pois as fibras aumentam a sensação de saciedade e isso auxilia a reduzir a compulsão por comer. Além disso, o ômega-3 também presente na farinha de linhaça tem um efeito termogênico, que acelera o metabolismo e a queima de gordura.

Farinha de linhaça: Age como antioxidante

A farinha de linhaça também conta com compostos fenólicos. Essas substâncias combatem os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce e diversas doenças. A farinha de linhaça ainda é fonte de vitaminas e minerais, que fortalecem o sistema imunológico e previnem anemias.

+LEIA MAIS: Farinha de linhaça: 10 benefícios e como fazer

Farinha de linhaça emagrece

Farinha de linhaça
É possível fazer pão com farinha de lichaça

Saber se a farinha de linhaça emagrece está entre algumas das principais buscas sobre o tema no Google. E, sim, farinha de linhaça emagrece. Essa é, inclusive, uma das propriedades mais conhecidas desse alimento.

A farinha de linhaça emagrece por ser rica em fibras, que aumentam a sensação de saciedade e reduzem o apetite, fazendo com que você coma menos calorias ao longo do dia. Além disso, as fibras também melhoram o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e o inchaço abdominal.

Além desse, outro fator que contribui para o emagrecimento é o também já mencionado ômega-3. Essa gordura boa tem ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a combater a inflamação crônica que está associada ao excesso de peso e à resistência à insulina.

Você já viu, também, que a farinha de linhaça contém lignanas. Esses compostos têm uma estrutura química semelhante à dos hormônios femininos e podem atuar como moduladores hormonais que afetam, inclusive, o apetite.

você pode consumir a farinha de linhaça de diferentes maneiras (veja mais abaixo). Se for usá-la em bebidas ou pratos doces, use stevia em pó; o adoçante não tem sabor residual e não aumenta o nível de calorias dos alimentos.

+LEIA MAIS: Farinha de linhaça pode reduzir açúcar no sangue

Farinha de linhaça: para que serve?

Farinha de linhaça

Já vimos os vários benefícios trazidos pelo consumo da farinha de linhaça. Todos esses benefícios também respondem à pergunta ‘farinha de linhaça para que serve’, ou seja, a farinha de linhaça é uma escolha inteligente para você alcançar ganhos em sua saúde e bem-estar. 

Para usufruir de todos os benefícios da farinha de linhaça, é importante saber as melhores maneiras de consumi-la.

Além de funcional, a farinha de linhaça é um alimento bastante versátil. Ela pode ser usada em diversas receitas, substituindo inclusive parte da farinha de trigo ou de outros cereais. Ela confere um sabor levemente adocicado e uma textura mais úmida e macia aos alimentos.

Para substituir a farinha de trigo, use a proporção de 1/4 de xícara de farinha de linhaça para cada xícara de farinha de trigo. Por exemplo, se a receita pede duas xícaras de farinha de trigo, use uma xícara e meia de farinha de trigo e meia xícara de farinha de linhaça.

Além disso, o que nem todo mundo sabe, é que a farinha de linhaça pode ser usada como substituta do ovo em receitas veganas, pois tem propriedades que ajudam a dar liga e consistência. Veja como fazer:

Para substituir um ovo, misture uma colher de sopa de farinha de linhaça com três colheres de sopa de água e deixe descansar por 15 minutos. Depois, use na receita como se fosse o ovo.

Farinha de linhaça: tabela nutricional

A farinha de linhaça é uma ótima opção para enriquecer a dieta com nutrientes que favorecem a saúde e o bem-estar. Experimente incluir esse alimento no seu cardápio e aproveite todos os seus benefícios. Confira, abaixo, tudo que a farinha de linhaça contém:

Uma colher de sopa cheia (14 g) de farinha de linhaça fornece:

  • Calorias: 74 kcal
  • Carboidratos: 4,3 g
  • Proteínas: 2,5 g
  • Gorduras: 5,9 g
  • Fibras: 4 g
  • Ômega-3: 2,8 g
  • Ômega-6: 0,7 g
  • Magnésio: 40 mg
  • Fósforo: 80 mg
  • Vitamina B1: 0,2 mg
  • Cobre: 0,1 mg

Farinha de linhaça dourada e farinha de linhaça marrom. Qual a diferença?

Farinha de linhaça

A farinha de linhaça dourada é obtida a partir da moagem das sementes de linhaça dourada. Esse tipo de semente é cultivada em regiões que apresentam o frio e seco. Essa variedade de linhaça tem um sabor mais suave e uma casca mais fina do que a farinha de linhaça marrom, o que facilita a sua digestão e absorção pelo organismo.

A farinha de linhaça marrom, como o nome sugere, é feita a partir da moagem das sementes de linhaça marrom. Essa variedade de linhaça, ao contrário da dourada, é cultivada em locais de clima quente e úmidos. A farinha de linhaça marrom tem um sabor mais intenso e uma casca mais grossa do que a linhaça dourada, o que pode dificultar a sua digestão e absorção.

A farinha de linhaça marrom também é rica em fibras e contém ômega-3 e lignanas, mas tem uma concentração menor desses nutrientes do que a farinha de linhaça dourada. Por esses motivos, ela costuma ser mais barata do que a farinha de linhaça dourada.

+LEIA MAIS: Semente de chia: alimento saudável e versátil

Como consumir a farinha de linhaça?

Panqueca de farinha de linhaça
Panqueca de farinha de linhaça

A quantidade recomendada pelos nutricionistas de farinha de linhaça, de uma forma geral, é de 2 a 3 colheres de sopa por dia, que podem ser divididas entre as refeições. Você pode adicionar a farinha de linhaça em iogurtes, frutas, vitaminas, sucos, saladas, sopas, mingau, pães, bolos, biscoitos e outras receitas.

+LEIA MAIS: Farinha de linhaça receitas

Quais as contraindicações da farinha de linhaça?

A farinha de linhaça é um alimento seguro e natural, mas deve ser consumida com moderação, pois pode causar alguns efeitos colaterais se ingerida em excesso ou de forma inadequada. Alguns desses efeitos são:

  • Distensão abdominal, gases, cólicas e diarreia, devido ao alto teor de fibras;
  • Diminuição da absorção de alguns medicamentos, como anticoagulantes, anticoncepcionais e hormônios, devido à interação das fibras com as substâncias;
  • Alterações hormonais, principalmente em mulheres grávidas, lactantes ou com problemas na tireoide, devido à ação das lignanas.

Por isso é importante atentar à dose diária recomendada, beber bastante água para hidratar as fibras e evitar o consumo de farinha de linhaça junto com os medicamentos. O ideal é deixar um intervalo de pelo menos duas horas entre eles. Além disso, é sempre recomendável consultar um nutricionista para saber exatamente qual a melhor dieta alimentar para seu caso.

Onde comprar a farinha de linhaça?

A farinha de linhaça pode ser encontrada em casas de produtos naturais, supermercados, farmácias e sites de e-commerce. O mais importante, é se certificar de que você está adquirindo uma farinha de linhaça de qualidade, obtida através de grãos selecionados e produzida de maneira que preserve seu alto teor nutritivo.

+LEIA MAIS: Farinha de quinoa: sua dieta mais rica e saudável

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
×

Atenção

O e-mail inserido já está vinculado a uma conta existente. Para finalizar o pedido utilizando esse e-mail, acesse sua conta clicando no botão abaixo.

[]