CUPOM 25% OFF : TROCAPORCOLOR

Cúrcuma longa: conheça os benefícios dessa planta secular 

cúrcuma longa
Sumário

A cúrcuma longa, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma planta com raízes de coloração amarela, sabor picante e terroso, e com várias possibilidades de uso – na culinária e na medicina — uma vez que, além do sabor característico, oferece diversos benefícios à saúde. 

A cúrcuma longa é uma especiaria muito presente em pratos indianos, tailandesa e outros da cozinha asiática, além de ser uma planta muito utilizada na medicina tradicional chinesa há séculos. 

Seus componentes bioativos, como a curcumina, a demetoxicurcumina e a bisdemetoxicurcumina, conferem à cúrcuma longa propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas. Por esse motivo, a cúrcuma longa é muito indicada para tratar uma variedade de condições de saúde, incluindo problemas digestivos, inflamação, dor, e na prevenção do câncer e de doenças neurodegenerativas. A cúrcuma longa também tem ação eficiente na redução do colesterol e é auxiliar nos processos de emagrecimento. 

Nesse artigo veremos em detalhes todos esses benefícios da cúrcuma longa, esclarecendo dúvidas comuns com relação ao uso dessa planta, como:  

  • A importância de usar a cúrcuma longa pura
  • Qual a origem da cúrcuma longa?
  • Cúrcuma longa para que serve?
  • Benefícios da cúrcuma longa
  • O que a cúrcuma longa tem a ver com golden milk?
  • Cúrcuma longa e urucum: semelhanças e diferenças

A importância de usar a cúrcuma longa pura

importância de usar cúrcuma longa pura

Como já pudemos ver, a cúrcuma oferece uma série de benefícios para a saúde, mas ao longo deste artigo, passaremos por cada um deles em detalhes. Antes, porém, é importante ter em mente que os efeitos benéficos da cúrcuma longa se apresentam quando é consumida a cúrcuma longa 100% pura e natural. Só assim é possível aproveitar a concentração máxima de nutrientes desta planta. 

Além disso, ao consumir uma cúrcuma longa pura significa que você está escolhendo um produto natural, sem modificações genéticas. Isso proporciona maior confiança em sua origem e segurança alimentar. A cúrcuma longa 100% pura não contém aditivos, corantes ou substâncias indesejadas. Isso garante a qualidade do produto, como seu sabor e aroma, além de ser especialmente importante para pessoas com sensibilidades alimentares ou alergias.

Por esses motivos, ao comprar cúrcuma longa, dê preferência por um produto de boa procedência, com origem e qualidade garantidas por empresa reconhecida no mercado. 

Qual a origem da cúrcuma longa?

cúrcuma longa é um tubérculo nativo do Sudoeste Asiático e foi domesticada na Índia há milhares de anos. Evidências apontam seu uso na Índia desde 2000 A.C. 

origem da cúrcuma longa

Ela pertence à mesma família da batata e da mandioca. Quando fresca, a cúrcuma se assemelha à raiz de gengibre, mas, uma vez cortada, revela sua distintiva cor laranja profunda. 

Cúrcuma longa: para que serve?

“Cúrcuma longa para que serve” é uma dúvida que aparece com frequência nas pesquisas do Google. A cúrcuma longa tem duas utilidades principais: serve para conferir cor e sabor aos pratos e é importante componente medicinal usado para prevenir e combater vários problemas de saúde. 

Além disso, a cúrcuma é usada como ingrediente em cremes para tratamento de problemas de pele, como psoríase e acne. Ela pode ser usada para preparar chás ou temperar carnes, legumes e sopas. 

Cúrcuma longa para que serve

Vamos ver, no próximo tópico, os benefícios da cúrcuma longa. 

Benefícios da cúrcuma longa 

benefícios da cúrcuma longa

A parte mais utilizada da cúrcuma longa é o pó de sua raiz e seu uso se popularizou ao redor do mundo de tal maneira, que existem mais de 13 mil estudos científicos dedicados a estudar seus benefícios. Os principais benefícios da cúrcuma longa, com mais detalhes, são: 

  • Combate o envelhecimento: por oferecer uma poderosa ação antioxidante, a cúrcuma longa combate os radicais livres, protegendo as células do corpo contra danos e envelhecimento precoce.
  • Prevenção do câncer: a cúrcuma possui compostos fenólicos que ajudam a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como cólon, mama, intestino, bexiga e medula óssea. Além disso, ela pode combater células cancerígenas e aumentar a eficácia da quimioterapia e radioterapia.
  • Redução do colesterol: suas propriedades antioxidantes auxiliam na diminuição do colesterol “ruim” (LDL) e dos triglicerídeos no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares.
  • Alívio das dores: a cúrcuma é terapeuticamente usada para aliviar dores de cabeça e nas articulações, como as causadas pela artrite reumatoide.
  • Emagrecimento: com ação termogênica, estimula o gasto energético e a queima de gordura corporal. Também reduz marcadores inflamatórios associados ao sobrepeso e obesidade.
  • Prevenção de doenças neurodegenerativas: sua potente ação antioxidante e anti-inflamatória melhora a capacidade cognitiva e previne doenças como Alzheimer, Parkinson e demência.
  • Controle da diabete: melhora as funções das células do pâncreas, responsáveis pela secreção de insulina, ajudando a diminuir os níveis de glicose no sangue. 

O que a cúrcuma longa tem a ver com golden milk?

golden milk e cúrcuma longa

O golden milk é uma receita milenar cujo nome faz referência à sua cor e ao seu valor nutricional, considerado “de ouro”. Sua origem remonta à “ayurveda”, uma antiga tradição de saúde que surgiu na Índia há mais de cinco mil anos, e que significa “o conhecimento” ou “a ciência da vida”. 

Essa bebida, que tem conquistado cada vez mais popularidade, é feita a base de leite e especiarias, entre elas, a cúrcuma longa. É a cúrcuma longa, inclusive, que confere ao golden milk sua cor amarela dourada. 

Além da cúrcuma, o mix de especiarias do golden milk inclui canela, pimentas preta e vermelha, cardamomo, gengibre e outras, todas ricas em propriedades terapêuticas.

Cúrcuma longa e urucum: semelhanças e diferenças

As pessoas frequentemente confundem cúrcuma longa e urucum devido a algumas semelhanças entre essas especiarias. Afinal, ambas têm cores vibrantes e intensas. A cúrcuma é amarela-dourada, enquanto o urucum é vermelho-alaranjado. Quando em pó, podem parecer ainda mais semelhantes, especialmente se não forem examinadas de perto.

Vamos conferir algumas das semelhanças e diferenças entre a cúrcuma longa e o urucum:

Ambas são usadas como corantes naturais em alimentos. Enquanto a cúrcuma longa é amplamente utilizada na culinária asiática, o urucum é comum em pratos brasileiros, como o arroz de carreteiro e o feijão-tropeiro. 

A cúrcuma longa é conhecida por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e potencial prevenção do câncer. O urucum não possui os mesmos benefícios específicos para a saúde, mas também tem propriedades antioxidantes.

Enquanto a cúrcuma é tubérculo nativo do Sudoeste Asiático, o urucum (também conhecido como colorau) é obtido a partir do arilo que envolve as sementes da planta Bixa orellana, ou urucuzeiro, típico da América do Sul.

A cúrcuma longa e o urucum têm notas terrosas, mas a cúrcuma é levemente picante, quanto o urucum é ligeiramente doce.

cúrcuma longa e golden milk
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
×
Atenção

O e-mail inserido já está vinculado a uma conta existente. Para finalizar o pedido utilizando esse e-mail, acesse sua conta clicando no botão abaixo.

[]