10% DE DESCONTO – CUPOM MAISCOLOR

Cacau em pó: alimento saudável que melhora até o humor

Cacau em pó
Sumário

O cacau em pó é um alimento que pode trazer muitos benefícios para a saúde, como na melhora da pele, regulação do intestino, prevenção de anemia e pode até melhorar o bom humor de quem o consome.

Obtido a partir dos grãos do cacau (fruta do cacaueiro), o cacau em pó é rico em fibras, antioxidantes, minerais e compostos que atuam de forma positiva também na circulação sanguínea,  colesterol, pressão arterial e na cognição.

O cacau em pó pode ser consumido de diversas formas, como em bebidas, bolos, mousses, brigadeiros e até mesmo puro. Ele tem um sabor amargo e intenso, que pode ser combinado com outros ingredientes para criar receitas deliciosas e saudáveis.

Neste artigo, vamos nos aprofundar um pouco mais no universo do cacau em pó ao abordar os seguintes  tópicos:

  • Cacau em pó 100%
  • Benefícios do cacau em pó
  • Cacau em pó alcalino
  • Receitas com cacau em pó
  • Como consumir cacau em pó

Confira e boa leitura!

O que é cacau em pó 100%?

O “cacau em pó 100%” se refere exatamente ao que a expressão sugere: um cacau que é 100% cacau; um cacau puro. O cacau em pó 100%  não tem nenhuma adição de açúcar nem de outras substâncias.

Como já mencionado, o cacau em pó é obtido a partir das sementes do cacau. E essas sementes, ou amêndoas, são muito amargas. Por ser um produto puro, o cacau em pó 100% mantém esse sabor bem amargo e intenso.

Outra característica do cacau em pó 100% é o fato de ser muito rico em antioxidantes, vitaminas e minerais benéficos à saúde. Confira, no próximo tópico, os benefícios do cacau em pó.

Os benefícios do cacau em pó

Receitas com achocolatado vegano

Pode parecer estranho, mas entre os benefícios do cacau em pó está o fato dele ser capaz de melhorar o humor. Mas como isso é possível? Ocorre que o consumo do cacau em pó aumenta a produção de endorfina e serotonina, que são neurotransmissores relacionados à sensação de felicidade e bem-estar. O cacau em pó também contém teobromina, cafeína, feniletilamina e tiramina, que podem estimular o sistema nervoso central e melhorar o estado de ânimo. Confira mais benefícios do cacau em pó:

Cacau em pó previne a trombose:

O cacau em pó possui flavonoides, que são antioxidantes que podem prevenir a formação de coágulos sanguíneos e melhorar o fluxo de sangue nas artérias. Isso pode reduzir o risco de doenças como infarto e AVC.

Cacau em pó ajuda a regular o colesterol:

O cacau em pó também possui flavonoides que podem diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis de colesterol bom (HDL). Isso pode prevenir o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos e proteger a saúde do coração.

Cacau em pó evita a anemia:

A deficiência de ferro no organismo pode causar anemia e o cacau em pó é rico em ferro. O ferro é um mineral essencial para a formação da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.

Cacau em pó diminui o risco de diabetes:

O cacau em pó pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, pois pode diminuir a absorção de carboidratos no intestino, aumentar a secreção de insulina no pâncreas e melhorar a sensibilidade à insulina nas células. Isso pode prevenir ou controlar o diabetes tipo 2.

Cacau em pó previne a demência:

O cacau em pó pode melhorar a circulação sanguínea no cérebro, pois contém teobromina, que é um vasodilatador. Ele também é rico em selênio, que é um mineral que pode melhorar a cognição e a memória. Esses efeitos podem prevenir ou retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento e a doenças como Alzheimer.

Cacau em pó  regula o intestino:

O cacau em pó é rico em fibras, que podem ajudar a regular o trânsito intestinal e prevenir a constipação. Ele também possui flavonoides e catequinas, que podem aumentar as bactérias benéficas no intestino grosso. Isso pode melhorar a digestão e a imunidade.

Como você pode ver, são muitos os benefícios do cacau em pó. No entanto, ele deve ser consumido com moderação e preferencialmente sem açúcar e outros aditivos.

+ LEIA MAIS: Benefícios do cacau em pó

+ LEIA MAIS: Cacau em pó e a saúde

Cacau em pó alcalino: processo químico neutraliza acidez natural

Achocolatado vegano

O cacau em pó alcalino é um tipo de cacau em pó que passou por um processo químico que neutralizou sua acidez natural. Ele tem um pH de 7, uma cor mais escura e um sabor mais suave do que o cacau em pó natural, que tem um pH entre 5 e 6.

Cacau em pó

O cacau em pó alcalino pode ser usado em diversas receitas, no entanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher esse tipo de cacau para cozinhar, pois ele pode interferir na reação química que faz os bolos crescerem.

Para usar o cacau em pó alcalino corretamente, é necessário combiná-lo com um ingrediente ácido, como fermento em pó, vinagre ou iogurte. Isso porque o cacau em pó alcalino é neutro e não reage com ingredientes alcalinos, como bicarbonato de sódio. Por exemplo, se a receita pede cacau em pó natural e bicarbonato de sódio, você pode substituir por cacau em pó alcalino e fermento em pó na mesma proporção.

Como consumir cacau em pó?

O cacau em pó é um alimento que pode ser consumido de diversas formas, tanto em receitas doces quanto salgadas, aproveitando o seu sabor e os seus benefícios. Veja algumas sugestões de como consumir cacau em pó:

  • Em bolos, biscoitos, cookies, panquecas e outras massas: você pode adicionar o cacau em pó na massa ou na cobertura dessas receitas, dando um toque de chocolate sem adição de açúcar ou gordura.
  • Em vitaminas, smoothies e shakes: você pode bater o cacau em pó com leite, leite vegetal, iogurte ou água e adicionar frutas, aveia, mel ou outros ingredientes de sua preferência.
  • Em mousses, pudins e sorvetes: você pode usar o cacau em pó para fazer sobremesas cremosas e refrescantes, usando ingredientes como creme de leite, leite condensado, gelatina ou banana congelada.
  • Em iogurtes, frutas e cereais: você pode polvilhar o cacau em pó sobre iogurtes naturais ou gregos, frutas frescas ou cozidas e cereais integrais ou granola. Essa é uma forma simples e rápida de consumir o cacau em pó no café da manhã ou no lanche da tarde.
  • Em temperos para carnes e pratos salgados: você pode usar o cacau em pó para dar um sabor diferente e exótico a carnes vermelhas ou brancas, arroz e feijão e outros pratos salgados. Você pode misturar o cacau em pó com especiarias como canela, cravo, cominho e páprica e usar para marinar ou refogar as carnes ou os grãos.

Receitas com cacau em pó: ingrediente versátil para pratos deliciosos

Como já vimos, o cacau em pó é um ingrediente versátil e nutritivo e que pode ser consumido de diferentes maneiras, em pratos doces e também salgados. Das inúmeras receitas com cacau em pó, selecionamos uma que é bem clássica da culinária brasileira: o brigadeiro. Confira os ingredientes e o passo a passo:

Brigadeiro com cacau em pó

Cacau em pó

O doce que é o queridinho das crianças (e dos adultos também) está em 10 de cada 10 mesas de aniversário. Mas é, também, ótima opção para o lanche da tarde.

Ingredientes

  • 395 g de leite condensado;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 2 e 1/2 colheres (sopa) de cacau em pó 100%;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparar:

Em uma panela, leve ao fogo a manteiga e deixe derreter. Em seguida, adicione o cacau e deixe dissolver. Acrescente o leite condensado, a pitada de sal e mexa bem até desgrudar do fundo da panela, sempre em fogo baixo. Quando chegar ao ponto, retire da panela e coloque em um prato. Deixe esfriar e modele como preferir e se delicie.

+ LEIA MAIS: Smoothies de café:

+ LEIA MAIS: 25 receitas com cacau em pó

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
×

Atenção

O e-mail inserido já está vinculado a uma conta existente. Para finalizar o pedido utilizando esse e-mail, acesse sua conta clicando no botão abaixo.

[]