10% DE DESCONTO – CUPOM MAISCOLOR

É verdade que Adoçante engorda?

Adoçante engorda?
Sumário

A pergunta “adoçante engorda ou emagrece?” pode parecer estranha à primeira vista, uma vez que o adoçante é um produto que substitui o açúcar e é largamente utilizado, justamente, por quem quer emagrecer. Mas, por incrível que pareça, a resposta não é tão simples ou óbvia.

Saber se um adoçante engorda ou não vai depender do tipo de adoçante, da quantidade consumida e dos hábitos alimentares de cada pessoa. Nesse artigo, além de ver de maneira detalhada se o adoçante engorda, você vai ver também outros tópicos que suscitam dúvidas com relação ao uso do adoçante, como:

– Adoçante engorda mais que açúcar

– Adoçante engorda ou não

– Café com Adoçante engorda

– Caipirinha com Adoçante engorda

– Limonada com Adoçante engorda

Afinal, adoçante engorda ou não?

Adoçante engorda?

Para responder à pergunta “adoçante engorda ou não?’, é preciso considerar alguns aspectos. Existem vários tipos de adoçantes, como aspartame, sucralose, adoçante stevia, xilitol, entre outros. Cada um tem suas características. Alguns são naturais, outros são artificiais. Alguns são mais doces que o açúcar, outros têm um sabor residual amargo.

De modo geral, os adoçantes não têm calorias ou têm muito poucas e não contribuem para o ganho de peso. No entanto, eles podem ter efeitos indiretos sobre o metabolismo e o apetite. Esses efeitos podem interferir no acúmulo de gordura.

Um desses efeitos é a alteração do paladar e da percepção do sabor doce. Ao consumir alimentos e bebidas muito doces, o cérebro se acostuma com esse estímulo e passa a desejar mais doce. Isso pode levar a um aumento da ingestão calórica.

Outro efeito é a alteração da resposta hormonal à glicose. Alguns estudos mostram que os adoçantes artificiais podem afetar a liberação de insulina e outros hormônios que regulam o metabolismo da glicose. Isso pode causar uma queda da glicemia, uma maior absorção de açúcar pelas células e uma maior tendência ao estoque de gordura.

Além disso, os adoçantes artificiais podem alterar a microbiota intestinal. As bactérias que habitam o intestino têm um papel importante na digestão, na produção de vitaminas e na defesa do organismo. Algumas pesquisas indicam que os adoçantes artificiais podem reduzir a diversidade e a quantidade de bactérias benéficas e aumentar as bactérias nocivas, causando inflamação, obesidade e resistência à insulina.

+Leia mais: Adoçante: o exagero engorda?

Adoçante engorda mais que açúcar?

Muitas pessoas que querem emagrecer ou controlar o diabetes optam pelo uso do adoçante, mas será que o adoçante engorda mais que açúcar, como alguns estudos sugerem? A resposta, novamente, não é simples, pois depende do tipo de açúcar, do tipo de adoçante, da quantidade consumida e dos hábitos alimentares de cada pessoa. 

Assim como existem vários tipos de adoçantes, também existem vários tipos de açúcar no mercado, cada um com suas características, vantagens e desvantagens. O açúcar é um produto derivado da cana-de-açúcar ou da beterraba. O açúcar branco que as pessoas mais consomem é o produto refinado, ou seja, é aquele que é o mais processado de todos. Por ser extremamente processado, todos os nutrientes da cana-de-açúcar ou da beterraba são removidos, sobrando apenas um pó branco com muitas calorias e sem nenhum valor nutritivo.

Há variedades de açúcar que são menos prejudiciais à saúde do que o açúcar refinado. Exemplos incluem o mel, o melaço, o açúcar mascavo, o açúcar de coco, o xarope de bordo  e o néctar de agave. No entanto, eles também são fontes de calorias.

O adoçante substitui o açúcar em bebidas e alimentos, com a vantagem de ter menos calorias ou nenhuma caloria e não afetar os níveis de glicose no sangue. Existem dois tipos principais de adoçantes: os naturais e os artificiais.

Os adoçantes naturais são extraídos de plantas ou frutas, como a stevia, o xilitol e o eritritol. Eles têm um sabor semelhante ao do açúcar e apresentam alguns benefícios para a saúde, como prevenir cáries dentárias e reduzir a pressão arterial. No entanto, o uso também deve ser equilibrado, pois o exagero pode causar diarreia, gases e inchaço abdominal.

Os adoçantes artificiais são produzidos quimicamente em laboratório, como o aspartame, a sacarina, a sucralose e o ciclamato. Eles têm grande poder adoçante e não contêm calorias. No entanto, eles podem causar problemas de saúde, alterar o paladar, estimular o apetite por doces, afetar a liberação de insulina e hormônios, alterar a microbiota intestinal e alguns estudos indicam, inclusive, que podem aumentar o risco de câncer .

Portanto, com relação à dúvida – se adoçante engorda mais que açúcar – o que se pode dizer é que ambos devem ser usados com moderação e, ao escolher o adoçante, prefira um produto natural, como o adoçante stevia, por exemplo.

+LEIA MAIS: Substituir açúcar por adoçante ajuda a emagrecer mesmo?

Café com Adoçante engorda?

Adoçante stevia

Outra pergunta comum entre quem quer perder peso é se café com adoçante engorda. De modo geral, o café com adoçante não engorda, pois o adoçante é um produto que não contém calorias ou tem um valor calórico muito baixo, como já mencionamos. Além disso, o café é uma bebida que tem efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e favorece a queima de gordura. No entanto, isso não significa que o café com adoçante seja uma bebida milagrosa para emagrecer e, assim como de resto, deve ser consumido com moderação e dentro de uma dieta equilibrada.

Confira algumas dicas para consumir café com adoçante de maneira a não prejudicar a dieta:

  • Café com adoçante engorda? Não, desde que você escolha um adoçante de boa qualidade e que não seja prejudicial à saúde. Alguns adoçantes artificiais, como o aspartame e a sacarina, podem causar efeitos colaterais como dor de cabeça, alergia, alteração do paladar e até mesmo câncer. Os produtos naturais, como o Adoçante stevia e o xilitol, são mais seguros e têm benefícios adicionais, como regular o açúcar no sangue e prevenir cáries.
  • Café com adoçante engorda? Não, desde que você não exagere na quantidade de adoçante. Mesmo que o adoçante não tenha calorias, ele pode estimular o apetite e a vontade de comer doces, pois ativa os receptores de sabor doce na língua.
  • Café com adoçante engorda? Não, desde que você evite consumir café com adoçante à noite ou próximo ao horário de dormir. O café é uma bebida estimulante que pode atrapalhar o sono e causar insônia. A falta de sono pode prejudicar o metabolismo e favorecer o acúmulo de gordura.
  • Café com adoçante engorda? Não, desde que você não misture outras substâncias no café com adoçante, como leite, creme, chantilly, chocolate ou álcool.
  • Café com adoçante engorda? Não, desde que você beba bastante água ao longo do dia para hidratar o corpo e eliminar as toxinas. O café é diurético e pode causar desidratação se não for acompanhado de uma boa ingestão de água.

Portanto, a resposta para a pergunta “café com adoçante engorda” é “não”, desde que seja consumido com moderação. É importante, lembrar, também, que alguns tipos de adoçantes se degradam com o cozimento, outros, como o adoçante stevia forno e fogão são ideais para uso na culinária.

Caipirinha com adoçante engorda?

A caipirinha normalmente é feita com cachaça, limão, açúcar e gelo. É uma bebida saborosa, mas também pode ser uma fonte de calorias. Mas e se for feita sem açúcar? Será que caipirinha com adoçante engorda? Segundo os nutricionistas, a quantidade de calorias da caipirinha está relacionada principalmente ao teor alcoólico da cachaça, que é de cerca de 40%. 

A cachaça fornece cerca de 240 calorias por 100 mL. O açúcar adiciona cerca de 100 calorias por colher de sopa. Portanto, uma caipirinha com cachaça, limão, açúcar e gelo pode ter mais que 500 calorias por 200 mL. Se usar adoçante, a quantidade de calorias diminui, portanto, a caipirinha com adoçante engorda menos do que a caipirinha com açúcar.

+Leia mais: Stevia em pó é bom?

Limonada com Adoçante engorda?

Adoçante engorda?

A limonada é uma bebida saudável, rica em vitamina C. Muitas pessoas que querem emagrecer ou controlar o açúcar no sangue optam por substituir o açúcar por adoçante na hora de preparar a limonada. Mas será que a limonada com adoçante engorda?

A limonada com adoçante não é necessariamente uma bebida que engorda. O limão tem poucas calorias e adoçar a bebida com um adoçante natural ajuda a mantê-la como uma opção light. Há especialistas que afirmam, inclusive, que a limonada ajuda a emagrecer.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
×

Atenção

O e-mail inserido já está vinculado a uma conta existente. Para finalizar o pedido utilizando esse e-mail, acesse sua conta clicando no botão abaixo.

[]