A chia, cujo nome científico é Salvia hispania L., é uma planta da família das lamiáceas e tem origem no sul do México e da Guatemala. Registros históricos apontam que a semente de chia já era utilizada há muitos séculos pelos povos andinos, por trazer muitos benefícios à saúde, entre eles, o aumento da resistência física. O óleo de chia, que é extraído da semente da planta, é considerado um superalimento e um cosmético natural.
O óleo de chia é um produto muito saboroso, com altíssimo teor de ômega 3 e, inclusive, substitui os suplementos alimentares desse nutriente. O óleo de chia é versátil e pode ser usado em saladas e no preparo de arroz, carnes, pão, e fica uma delícia com frios.
Em meados da década de 1990, pesquisadores argentinos se debruçaram mais detidamente sobre a chia e foi a partir desses estudos que o óleo de chia se tornou bastante popular.
Apesar de muito utilizado por consumidores que têm preocupação com uma alimentação saudável, ainda existem dúvidas a respeito dessa semente. Nesse artigo, vamos esclarecer alguns questionamentos das buscas de pesquisas sobre a chia, que são: “óleo de chia para que serve”, “óleo de chia benefícios” e “óleo de chia para o rosto”. Confira o conteúdo e boa leitura!
Óleo de chia: para que serve?
O óleo de chia tem sido considerado um superalimento e um cosmético natural e não é de hoje. Seu uso habitual favorece a absorção das vitaminas A, D, E e K, o que proporciona um reforço nutricional ao organismo. Ele também é fonte de antioxidantes que atuam contra radicais livres. Essa ação protege a pele e evita o envelhecimento precoce. A vitamina B3, presente no óleo de chia, é anti-inflamatória e ajuda a reduzir manchas na pele.
O óleo de chia é um produto natural e é rico em ácidos graxos poli-insaturados, especialmente o já mencionado ômega 3. Esses ácidos graxos trazem diversos benefícios para a saúde e a beleza. Vamos ver um pouco mais neste tópico: ‘óleo de chia para que serve’.
Para que serve óleo de chia: prevenir e tratar doenças cardiovasculares
O óleo de chia é rico em ácidos graxos ômega-3, que são benéficos para a saúde do coração. Eles ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL), a pressão arterial e a inflamação, que são fatores de risco para doenças cardiovasculares. Além disso, o óleo de chia também contém antioxidantes, que protegem as células dos danos causados pelos radicais livres. O óleo de chia pode ser consumido puro, em cápsulas ou adicionado a saladas, sucos e outros alimentos.
Para que serve óleo de chia: combater a inflamação
O óleo de chia é um poderoso anti-inflamatório natural, pois contém ácidos graxos ômega-3, que modulam a resposta imunológica do organismo. Eles inibem a produção de substâncias pró-inflamatórias, como as citocinas, e estimulam a produção de substâncias anti-inflamatórias, como as prostaglandinas. O óleo de chia pode ser usado para aliviar os sintomas de doenças inflamatórias, como artrite, asma, colite, dermatite e outras. O óleo de chia pode ser aplicado diretamente na pele, em forma de compressa ou massagem, ou ingerido oralmente.
Para que serve óleo de chia: emagrecer
O óleo de chia pode auxiliar no processo de emagrecimento, pois tem um efeito saciante, ou seja, ajuda a diminuir a fome e a vontade de comer. Isso se deve à presença de fibras solúveis no óleo de chia, que formam um gel no estômago, aumentando a sensação de plenitude. Além disso, o óleo de chia também acelera o metabolismo, pois estimula a queima de gordura pelo fígado. O óleo de chia pode ser consumido antes das refeições, em forma de cápsulas ou misturado a água, chás ou sucos.
Para que serve óleo de chia: melhorar a saúde da pele e do cabelo
O óleo de chia é um excelente aliado para a saúde da pele e do cabelo, pois contém vitaminas, minerais e antioxidantes, que nutrem, hidratam e protegem os tecidos. O óleo de chia também tem propriedades regenerativas, que estimulam a produção de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. O óleo de chia pode ser usado como um cosmético natural, em forma de creme, óleo ou máscara, para tratar problemas como acne, rugas, manchas, ressecamento, queda e quebra de cabelo.
+ LEIA MAIS: Você conhece os benefícios do óleo de abacate?
Para que serve óleo de chia: fortalecer o sistema imunológico
O óleo de chia é um ótimo reforço para o sistema imunológico, pois contém ácidos graxos ômega-3, que aumentam a resistência do organismo contra infecções, vírus e bactérias. Eles também melhoram a função das células de defesa, como os linfócitos, os macrófagos e os neutrófilos. O óleo de chia também contém zinco, selênio e magnésio, que são minerais essenciais para o funcionamento do sistema imunológico. O óleo de chia pode ser consumido diariamente, em forma de cápsulas ou adicionado a alimentos, como iogurtes, cereais e frutas.
Óleo de chia: benefícios
Já pudemos ter uma ideia das muitas propriedades benéficas do óleo de chia, mas a lista de vantagens ao consumir chia na sua rotina de alimentação e beleza não para por aí. Vamos detalhar um pouco mais agora outros benefícios do óleo de chia. Confira:
Benefícios do Óleo de Chia: estimula a produção de colágeno e elastina
O óleo de chia é um ótimo aliado para a beleza da pele, pois contém ácidos graxos ômega-3, que estimulam a produção de colágeno e elastina, as proteínas que dão firmeza e elasticidade à pele. O óleo de chia também tem propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. O óleo de chia pode ser usado como um hidratante natural, aplicado diretamente na pele ou misturado a cremes e loções.
Benefícios do Óleo de Chia: auxilia o tráfego intestinal
O óleo de chia é um excelente laxante natural, pois contém fibras solúveis e insolúveis, que regulam o trânsito intestinal. As fibras solúveis formam um gel no estômago, que aumenta a sensação de saciedade e facilita a digestão. As fibras insolúveis aumentam o volume das fezes, que estimulam os movimentos peristálticos do intestino. O óleo de chia pode ser consumido com água, sucos ou outros líquidos, preferencialmente em jejum ou antes das refeições.
Benefícios do Óleo de Chia: previne a pressão alta
O óleo de chia é um poderoso aliado para a saúde do coração, pois contém ácidos graxos ômega-3, que reduzem a pressão arterial. Eles atuam como vasodilatadores, ou seja, relaxam as paredes dos vasos sanguíneos, permitindo uma maior circulação do sangue. Eles também diminuem a viscosidade do sangue, evitando a formação de coágulos, que podem causar infartos e derrames. O óleo de chia pode ser usado como substituto de outros óleos vegetais na alimentação, pois tem um sabor neutro e não altera o sabor dos alimentos.
Benefícios do Óleo de Chia: ajuda a manter a saúde dos ossos
O óleo de chia é um ótimo suplemento para a saúde dos ossos, pois contém cálcio, magnésio e fósforo, que são minerais essenciais para a formação e manutenção da massa óssea. Eles também previnem a osteoporose, uma doença que enfraquece os ossos e aumenta o risco de fraturas. O óleo de chia também contém boro, um elemento que ajuda na absorção e utilização do cálcio pelo organismo. O óleo de chia pode ser consumido em cápsulas ou adicionado a alimentos, como leite, iogurte e queijo.
Benefícios do Óleo de Chia: auxilia o tráfego intestinal
O óleo de chia também é rico em gorduras saudáveis, vitaminas e proteínas que auxiliam o tráfego intestinal. O uso do óleo de chia ajuda a absorção de água pelas fezes, hidratando-as e tornando-as mais macias, facilitando a evacuação.
Benefícios do Óleo de Chia: melhora o humor
O óleo de chia também pode ajudar até a melhorar o humor. Isso porque é um produto rico em triptofano, um aminoácido que participa da produção de serotonina, que é um neurotransmissor que atua no sistema nervoso e regula o humor e o bem-estar
+LEIA MAIS: Benefícios da chia
Óleo de chia para o rosto
Como já mencionado, o óleo de chia é considerado um cosmético natural. Além dos benefícios trazidos por seu consumo como alimento, ele também pode ser aplicado diretamente sobre a pele do corpo todo. Neste tópico, vamos ver os benefícios do óleo de chia para o rosto.
Óleo de chia para o rosto: fonte de ômega 3
O óleo de chia é a melhor fonte vegetal de ômega 3, superando até mesmo a linhaça. E esse nutriente, além de ajudar na manutenção da barreira natural de proteção da pele, auxilia na hidratação, elasticidade e regeneração da pele.
Óleo de chia para o rosto: hidratação
O óleo de chia pode ser usado no rosto de diversas formas. A mais simples é aplicar algumas gotas do óleo puro sobre a pele limpa e seca e espalhar até a absorção. Isso pode ser feito diariamente. Se for pela manhã, aplique antes do protetor solar.
Outra opção é misturar algumas gotas do óleo de chia com outros óleos vegetais, como o de argan ou de rosa mosqueta, para potencializar os efeitos hidratantes e regeneradores.
Óleo de chia para o rosto: no creme e como esfoliante
O óleo de chia pode ser usado, também, para enriquecer cremes hidratantes ou máscaras faciais. Basta adicionar algumas gotas do óleo de chia ao produto antes de aplicar sobre o rosto.
Uma esfoliação suave feita com óleo de chia e açúcar ajuda a remover as células mortas e a deixar a pele mais macia e luminosa. A receita é simples: misture uma colher de sopa de óleo de chia com duas colheres de sopa de açúcar e aplique sobre o rosto úmido, fazendo movimentos circulares. Depois, enxague bem e aplique o hidratante de sua preferência.
Óleo de chia para o rosto: natural e seguro
O óleo de chia é um produto natural e seguro, mas é recomendado fazer um teste de sensibilidade antes de usar o óleo no rosto, aplicando uma pequena quantidade na parte interna do braço e observando se há alguma irritação ou coceira. Em caso de dúvida, consulte um dermatologista antes de usar o óleo de chia.
Além disso, é importante escolher um produto de qualidade, com origem certificada. O óleo de chia da Andina Color Foods é 100% puro e é extravirgem.
O óleo de chia Color Andina Foods destaca-se pela origem e por ser um produto que mantém preservados todos os nutrientes e propriedades benéficas da chia. Ele é produzido com o uso exclusivo de sementes selecionadas e métodos de extração que preservam a pureza e a potência do óleo.
+ LEIA MAIS: Alimentação saudável: conheça a chia