Perguntas Frequentes
A COLOR ANDINA FOODS estruturou nessa página uma série de respostas para perguntas frequentes sobre os benefícios e composição da Maca Peruana; como usar a Maca Peruana, diferenças entre as 3 variedades de Maca Peruana (Amarela, Preta e a vermelha). Tudo isso para que você saiba mais como variar a preparação e qual melhor horário de tomar, além de informar quais são as contraindicações.
Fique à vontade para conhecer mais!
A Maca Peruana, ou Maca Andina, faz parte da biodiversidade e recursos genéticos alimentares dos Andes. Trata-se de um alimento funcional ancestralmente utilizado na dieta das famílias Andinas.
Maca Andina, nome científico Lepidium meyenii Walp. (Fam.Brassicaceae) tem sido descoberta pelas pessoas adeptas de uma alimentação complementar saudável.
Pertencente à família das Brasicáseas, a raiz – que lembra um nabo ou um rabanete, originalmente se produz no Altiplano Andino nas variedades creme ao amarelo, violeta ao vermelho e preto, entre 3000 e 4500 metros de altitude, num ambiente de baixa pressão atmosférica, resistente às condições atmosféricas adversas. A raíz é de 3 a 6 cm largura e 4.7 cm de comprimento.
Por ser de manejo ancestral e familiar, a produção é limpa, sem agrotóxicos ou qualquer tipo de fertilizantes industriais ou similares, porque esse ambiente adverso onde ela se desenvolve, é o mesmo que cria todas as condições de proteção contra pragas e doenças. A Maca é tradicionalmente cultivada em pequenas áreas de 1.000 a 2.000 m, há mais de 100 anos! Nestas áreas de plantio não existe revezamento de culturas, apenas de áreas de plantação, exatamente para evitar a contaminação cruzada dos alimentos.