20% DE DESCONTO COM O CUPOM : FRIOCHEGOU

Maca peruana andina: para que serve, benefícios, indicação e valor

Sumário

Um dos motivos que podem ter te trazido até aqui é a busca por um alimento rico em nutrientes. Essa é uma das características da maca peruana andina, que é um alimento funcional, ou seja, tem benefícios para a saúde com consumo diário na quantidade adequada e recomendada.

Muito tradicional na Cordilheira dos Andes, a maca peruana andina é uma raiz de nome científico Lepidium meyenii Walp (Fam. Brassicaceae) conhecida por ser plantada em grandes altitudes. O processo de produção envolve técnicas ancestrais e tradicionais bem características da região do Andes, aspecto fundamental para garantir a qualidade do produto consumido.

A altitude, com todas as suas características climáticas e de solo, é fundamental para se obter maca peruana da mais alta qualidade. E essa é uma primeira dica importante: se você procura maca peruana de qualidade, verifique se o plantio da maca peruana que você consome acontece acima dos 4.000m de altitude.

Apesar do nome maca peruana, a raiz não é exclusiva do Peru, e sim de toda extensão da cordilheira dos Andes.

A maca peruana andina pode ser encontrada na forma de cápsulas ou em pó e possui um sabor de caramelo maltado, que pode ser mais suave de acordo com a variedade da raiz. Com a leitura deste artigo, você vai esclarecer dúvidas sobre benefícios, indicação, como saber se a maca peruana andina é verdadeira, efeito colateral e para que serve.

Para que serve maca peruana andina

Subestituta da tribulus terrestris

A maca peruana andina é um alimento funcional recheado de nutrientes na composição, como indica pesquisa publicada pela NutritionData.

Os benefícios são possíveis graças a composição nutricional da maca peruana andina que é de:

  • 59% de carboidratos;
  • 14% de proteína;
  • 8,5% de fibra;
  • e 18,5% por aminoácidos essenciais e não essenciais, ácidos graxos livres, niacina e vitaminas B1, B2 e C.

Viu só? É um superalimento. Não é por acaso que é milenarmente consumido pelos povos nativos dos Andes, apresentando valor nutritivo muito superior ao de alimentos como batatas ou cenouras.

Benefícios e indicação da maca peruana andina

Consumida há séculos pelos povos andinos como fonte de energia para realização de trabalhos exigentes para o corpo, a maca peruana andina é um alimento que proporciona diversos benefícios para a saúde, o que fica claro só de ver a sua composição, que listamos no tópico anterior.

Os incas denominavam a maca peruana de “alimento do cérebro”, afirmando que a raiz andina trazia equilíbrio ao corpo.

Se você procura um alimento capaz de te fornecer bastante energia e vitalidade, com alto valor nutritivo, a maca peruana pode ser uma aliada.

Maca peruana Color Andina é boa? Veja alguns diferenciais

A maca peruana andina da Color Andina tem a fase inicial de produção com o plantio em uma altitude de mais de 4.000 metros. O clima frio e seco com solo rico em nutrientes é o diferencial para o processo de produção, pois proporciona resistência e, consequentemente, elimina o uso de substâncias industriais.

A maca é uma raiz andina. O seu plantio em altitude, graças a todas as condições climáticas desta região (Andes), resulta em um produto com características sensoriais de alta qualidade (cor, sabor e nutrientes), e o mais importante, uma raridade nos dias de hoje: produtos de fato naturais, em toda sua plenitude.

Outro aspecto importante para a pureza e qualidade da maca peruana andina da Color Andina é que ela é colhida apenas uma vez ao ano. O curioso é que, todos os anos, as sementes são guardadas para garantir a próxima safra do alimento funcional.

A Color Andina possui uma forte parceria com famílias do povo andino da etnia Quéchua para o processo de produção. Dessa forma, é possível contribuir com sustentabilidade e a qualidade de vida da população local, e ainda preservar as técnicas ancestrais que dão mais qualidade e pureza ao alimento.

A produção da maca peruana andina por famílias andinas ainda reduz a quantidade de água usada, pois o processo de plantação só utiliza água das chuvas e a planta não é caracterizada por precisar de irrigação e manejo de grandes volumes de água.

Todos os diferenciais são voltados para o compromisso da Color Andina de ser uma empresa familiar e brasileira com produção de alimentos naturais e com agricultura sustentável. E o melhor é que todo esse processo é livre de adição de amidos ou conservantes (a maca color andina é pura), além da maca peruana andina ser natural, vegana e sem glúten.

Como é produzida a maca peruana andina

Você já sabe que a produção da maca peruana andina da Color Andina é feita na Cordilheira dos Andes pelos povos andinos, mas é interessante saber como funciona o passo a passo para o alimento funcional chegar na sua casa. Quando chega o momento da colheita, veja o passo a passo que acontece:

  • Colheita manual
  • Acondicionamento em cesto de vimes para secagem ao sol: isso é fundamental para preservação dos nutrientes e açúcares da maca, resultando em um produto de máxima qualidade
  • Moagem da maca: é realizada pelos próprios povos nativos

As etapas, finalizando com a maca peruana andina moída, chegam a Color Andina, que oferta o produto em cápsulas ou em pó, nas três variedades: maca peruana amarela; maca peruana preta; ou maca peruana vermelha.

Como consumir e qual a quantidade de maca peruana por dia

A maca peruana andina deve ser consumida antes das principais refeições, como é o caso do café da manhã. Já a quantidade varia de acordo com o formato do alimento, sendo que, se você optar pela praticidade das cápsulas, serão duas por dia. Essa opção é a escolha certa daqueles de quem possuem uma rotina sem tempo para o preparo dos alimentos, pois só é necessário um copo de água ou suco para ingestão.

Se preferir incluir a maca peruana andina em pó nas receitas deverá inserir 3 gramas uma vez ao dia. A maca peruana andina em pó pode ser usada em receitas de massas, pães, bolos, frutas e patês, além de ser possível adicionar em sucos, vitaminas, iogurte e shakes.

É importante lembrar que a maca peruana andina é um alimento e, para atingir os benefícios, é preciso manter a frequência de consumo diário. Também é fundamental se consultar com seu médico ou nutricionista para um encaixe perfeito da maca peruana na sua rotina alimentar.

Maca peruana andina: quando começa a fazer efeito?

Substituta natural da Tribulus Terrestris

Cada ser humano é único e isso faz com que os benefícios da maca peruana andina também sejam individuais. Não se esqueça que a maca peruana andina é um alimento, e, como todo alimento, deve ser consumido diariamente na quantidade adequada para obter os resultados desejados.

Malefícios e efeito colateral da maca peruana andina

Afinal, quem não pode tomar a maca peruana andina? A maca peruana andina não é indicada para gestantes ou lactantes, pois ainda não há estudos que comprovam a segurança da raiz para alguns grupos.

As recomendações ainda são de que idosos e pessoas com quadros de saúde graves ou com problemas hormonais consultem o médico ou o nutricionista antes de iniciar o consumo. Afinal, nestes casos é preciso uma avaliação para verificar se o alimento funcional será ou não incluído na alimentação diária do indivíduo.

Como saber se a maca peruana andina é verdadeira?

Se você se preocupa com a sua saúde, é importante estar atento com a qualidade dos alimentos que você consome. A realidade não é diferente para a maca peruana andina, pois as empresas devem ter um rótulo com informações precisas sobre a pureza do produto, local e forma de plantio, colheita e distribuição.

A Color Andina possui maca peruana andina em cápsula e pó sem adição de amidos ou conservantes. É natural, vegana e sem glúten, fruto de uma parceria única com povos nativos dos Andes.

Nós somos pioneiros em maca peruana no Brasil e recomendamos muito que você pesquise com clientes nossos: você com certeza receberá a indicação de que somos referência na qualidade de maca peruana.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
×

Atenção

O e-mail inserido já está vinculado a uma conta existente. Para finalizar o pedido utilizando esse e-mail, acesse sua conta clicando no botão abaixo.

[]