#PAIXÃO PELO NATURAL

Qual o melhor horário para tomar maca peruana?

qual o melhor horário para tomar maca peruana?

A maca peruana é uma raiz originária da região dos Andes, que abrange, além do Peru, a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela. Esse tubérculo possui vários benefícios para a saúde, como aumentar a energia, o controle da glicemia, a prevenção da osteoporose e da anemia, entre outros. Ela é rica em vitaminas, minerais, proteínas, fibras e antioxidantes, e pode ser consumida em cápsulas ou em pó. A maca peruana andina é considerada um superalimento, que nutre o corpo e melhora o bem-estar geral.

Nesse artigo, além de detalhar os inúmeros benefícios que podem ser alcançados com o consumo da maca peruana e explicar um pouco mais sobre essa raiz, vamos também responder a perguntas comuns a respeito da forma de consumo, entre elas: “Qual o melhor horário para tomar maca peruana?”, “Qual o melhor horário para tomar maca peruana em pó” e “Qual o melhor horário para tomar maca peruana em cápsulas”. Confira o conteúdo e boa leitura!

Pela manhã ou à noite? Afinal, qual o melhor horário para tomar maca peruana?

qual o melhor horário para tomar maca peruana?
Maca peruana in natura.

Os benefícios da maca peruana estão, cada vez mais, chamando atenção em todo o mundo e têm gerado a curiosidade entre consumidores e, também, entre pesquisadores. Esses cientistas têm se debruçado sobre essa raiz que se tornou objeto de estudos em diversas universidades de diferentes países.

Esse crescente interesse e a ampla gama de estudos a seu respeito, tornou a maca peruana um alimento muito popular no mercado mundial da saúde e bem-estar. Ainda assim, persistem algumas dúvidas com relação às melhores formas de consumo desse tubérculo, como, por exemplo, saber qual o melhor horário para tomar maca peruana.

De uma forma geral, não existe um horário específico para o consumo da maca peruana. Definir qual o melhor horário para tomar maca peruana vai depender da preferência do consumidor e, eventualmente, do tipo de objetivo que se espera alcançar ao utilizar a raiz. Seja como for, a recomendação de nutricionistas é que a maca seja consumida antes das principais refeições, seja pela manhã, à tarde, ou à noite. E todos os dias, sem exceção.

Algumas pessoas atestam que o melhor horário para tomar maca peruana é pela manhã, pois ela ajuda a garantir mais energia ao longo do dia. Pela nossa convivência com os povos andinos, podemos afirmar que é assim que eles tomam: sempre pela manhã, e todos os dias, inclusive desde que são crianças.

A maca tem um sabor agridoce, então algumas pessoas também afirmam que consumir pela manhã é melhor, pois ela vai muito bem misturada em sucos, iogurtes, cremes, e outros alimentos normalmente consumidos às manhãs.

Por outro lado, há consumidores que garantem que o melhor horário para tomar maca peruana é à noite, justamente porque sentem que ela melhora o sono e ajuda na recuperação muscular. Há ainda os que consideram o melhor horário para tomar maca peruana a hora do almoço, pois ela ajuda a regular o apetite.

Fato é que, como já mencionado, o melhor horário para tomar maca peruana vai depender mais do gosto individual de cada um, porque, na verdade, não há contraindicação nenhuma respeito de horários.

E será que essa liberdade de uso se aplica em todas as formas de apresentação da maca peruana? Ou seja, será que há melhor horário para tomar maca peruana em pó ou melhor horário para tomar  maca peruana em cápsula? E qual a diferença entre elas? Vamos conferir na sequência.

+LEIA MAIS: Maca peruana: alimento e benefícios

Melhor horário para tomar maca peruana em pó

qual o melhor horário para tomar maca peruana

Definir qual o melhor horário para tomar maca peruana em pó segue a mesma regra que define o melhor horário para tomar maca peruana em cápsulas: depende do gosto pessoal.

O que vale destacar é que a maca peruana em pó deve ser ingerida misturada a algum alimento ou bebida. Ou seja, ela é ideal para receitas. A maca peruana em pó tem um sabor agradável, agridoce, e que combina bem com frutas, sucos e iogurtes. Ela também pode ser usada em receitas de massas, pães, bolos e patês. No nosso insta inclusive tem dezenas de receitas com maca peruana.

+LEIA MAIS: Conheça a substituta natural da tribulus terrestres

Qual melhor horário para tomar maca peruana em cápsulas?

A diferença entre a maca peruana em pó e a maca peruana em cápsula é somente a forma de apresentação deste superalimento. A maca peruana em pó é vendida na forma de um pó fino, que pode ser misturado em bebidas e alimentos, enquanto as cápsulas contêm uma dose pré-determinada do maca em pó encapsulada.

Algumas vantagens do pó são a versatilidade, o preço e a personalização da dose. Algumas vantagens das cápsulas são a conveniência, a dosagem precisa e o sabor neutro. E, sobre qual melhor horário para tomar maca peruana em cápsulas, a resposta é a mesma: depende da preferência.

Ambas as formas de maca peruana têm benefícios à saúde e ambas podem ser tomadas em qualquer horário do dia. O produto é literalmente o mesmo.

O importante é que o consumo seja diário, consistente, para que se possa realmente usufruir dos benefícios trazidos pela maca peruana. Em termos da quantidade, há um certo consenso de que tomar entre 1 a no máximo 2 gramas de maca peruana por dia é o ideal. As cápsulas vêm com 500mg, ou seja, duas por dia. Em pó, 1g isso equivale a uma colher de chá (mais ou menos).

Confira abaixo alguns desses benefícios.

Benefícios da maca peruana

Um dos grandes destaques da maca peruana, conforme percebemos pela nossa convivência com povos nativos dos Andes, que a consomem todos os dias de suas vidas, é seu efeito na libido. Impotência sexual por exemplo nós nunca ouvimos falar nas comunidades andinas. Lembrando que essa é uma constatação feita pela nossa rotina por lá, conversando com esses nativos. Há também pesquisas que indicam que o consumo da maca reduz os níveis de estresse ansiedade.

– A maca peruana é rica em fibras e pode ajudar quem deseja emagrecer, porque essas fibras aumentam a saciedade, reduzindo o apetite. Essa característica, aliada a um plano alimentar saudável e atividades físicas, é uma grande aliada na perda de peso. Por ser também um alimento que dá bastante energia, é um excelente alimento para quem deseja pegar firme nos treinos. Veja como tomar maca peruana para emagrecer.

– Ajuda a prevenir a osteoporose, pois é rica em cálcio.

– Pode prevenir o diabetes, pois diminui a velocidade da absorção de glicose pelo corpo (também graças ao alto teor de fibras) e inibe a ação de uma enzima que atua no processo de digestão. Isso evita a liberação de grandes quantidades de insulina, o que poderia levar à resistência celular à substância, favorecendo o diabetes.  

– Rica em ômega 3 e ômega 9, a maca peruana protege a saúde cardiovascular graças a seu efeito vasodilatador e regulador do colesterol.

– Um dos efeitos muito buscados pela ação da maca peruana é a redução dos efeitos da menopausa. Sobre isso, o que podemos falar é apenas com base na nossa convivência com as mulheres andinas, que consomem macas todos os dias: elas afirmam não conhecer os sintomas da menopausa.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn