[slide-anything id="3802"]

Produtos:

Maca peruana em pó: para que serve, quais os benefícios, como usar e quando começa a fazer efeito

Maca Peruana em pó

A maca peruana é um tubérculo da família do nabo, que é famosa por suas inúmeras propriedades nutricionais, medicinais e terapêuticas, que a tornam um superalimento. A maca peruana em pó é uma das formas de se consumir esse alimento, que pode ser encontrado também em cápsulas.

A maca peruana em pó tem origem na Cordilheira dos Andes e é por isso que também é chamada de maca andina. O nome científico desta planta é Lepidium meyenii e ela é cultivada originalmente no Peru e em regiões do Chile, Bolívia, Colômbia e Argentina.

Diz a lenda que na antiguidade, no Peru, um imperador inca tentava encontrar formas de vencer mais batalhas. Se convenceu de que seus exércitos precisavam de mais força e introduziu a maca peruana em pó na alimentação dos guerreiros.

A partir de então, os soldados ganharam diversas batalhas graças à força e ao vigor novo que adquiriram. Como a maca peruana em pó era um dos ingredientes dessa dieta, acredita-se que ela teve influência nesse resultado.

Além disso, os homens passaram a apresentar uma reação curiosa: começaram a sentir aumento no desejo sexual. Esse é um dos motivos pelos quais a maca peruana em pó é conhecida como Viagra dos Incas.

Mas, além de aumentar a libido e a vitalidade, a maca peruana em pó é, de fato, um superalimento, uma vez que é rica em fibras e gorduras essenciais. Ela nutre o corpo e contribui, inclusive, para a melhora da imunidade, entre vários outros benefícios.

Nesse artigo vamos ver para que serve a maca peruana em pó, quais os benefícios, se ela serve para emagrecer, para que serve para homens e se tem efeitos colaterais. Vamos trazer informações sobre quando começa a fazer efeito, como usar e quantas colheres de maca peruana em pó devo tomar por dia.

Maca peruana em pó e suas cores

Antes de começarmos as explicações sobre quais os benefícios e exatamente para que serve a maca peruana em pó, é importante você saber que existem 3 cores de maca peruana em pó: amarela, vermelha e preta.

A maca peruana em pó amarela é a mais comum no Brasil, porque ela é a mais cultivada pelos povos andinos. Cerca de 70% das plantações familiares dos Andes produz maca peruana dessa cor.

Todas as cores sempre foram consumidas com o objetivo de aumentar a energia e a fertilidade, mas há pouco mais de 20 anos, novas pesquisas começaram a apontar que as macas de cores diferentes apresentavam, também, perfis nutricionais diferentes.

A conclusão é a de que as 3 cores de maca peruana em pó podem ser consumidas por qualquer pessoa, mas a amarela e a vermelha têm efeitos mais consistentes para mulheres e a preta para homens.

Maca Peruana em pó: Cultivo de Maca Peruana amarela e outras variedades

Mas, afinal, para que serve a maca peruana em pó? Quais os benefícios?

A maca peruana em pó se popularizou no mundo inteiro em função do seu poder nutritivo, terapêutico e nutricional e, especialmente, devido ao seu poder de aumentar a libido e a fertilidade. Vamos ver, então, para que serve para homens a maca peruana em pó.

Maca peruana em pó: para que serve para homens

Inúmeras pesquisas científicas comprovam quais os benefícios trazidos pelo consumo da maca peruana em pó. Mas, para que serve para homens a maca peruana em pó? Ela é um afrodisíaco natural com efeito cientificamente comprovado.

Estudos realizados pela Universidade Cayetano Heredia, no Peru, e pelo endocrinologista Gustavo González, atestam sua eficácia no aumento da libido, do vigor e da potência sexual.

Num estudo realizado com homens entre 24 e 44 anos, ficou comprovado que o consumo regular da maca peruana aumenta a produção de sêmen.

Maca peruana em pó: para que serve para homens a de cor preta?

A maca preta estimula a produção de testosterona e a espermatogênese, fazendo com o que o homem apresente mais vitalidade, disposição e maior construção muscular. Não é à toa que ela é conhecida como “a maca do homem”.

Em um estudo de 2009, na Universidade Cayetano Heredia, a maca peruana preta foi considerada a melhor maca para aumentar a libido. Estudos comprovaram, também, que a maca preta combate males da andropausa, doenças da próstata e é um substituto natural da Tribulus Terrestre.

As pesquisas e a opinião de consumidores indicam que a maca peruana preta funciona melhor para a fertilidade e a libido masculina do que a maca peruana amarela e a vermelha, mas as mulheres também podem ingeri-la.

Na Color Andina você encontra a amarela, a preta e a vermelha, além de vários outros alimentos saudáveis. 

Outros benefícios da maca peruana em pó

Seu poder afrodisíaco é apenas um dos inúmeros benefícios trazidos pelo consumo da maca peruana em pó. Abaixo, vamos ver outros benefícios para a saúde.

Maca peruana em pó no controle da diabete

Maca Peruana em Pó

Em virtude da quantidade de fibras, a maca peruana é capaz de reduzir a absorção de glicose pelo organismo. As pesquisas indicam, também, que seu consumo regular inibe a ação de uma enzima que age no processo de digestão, o que ajuda a reduzir a inflamação associada a doenças crônicas, como diabetes tipo 2.

Maca peruana em pó usada para emagrecer

A maca peruana pode ser uma aliada para emagrecer. Por conter carboidratos complexos e fornecer muitas fibras, a maca peruana faz a pessoa se sentir mais saciada e, consequentemente, consumir menos alimentos.

Maca peruana em pó melhora sintomas da menopausa

Em virtude da grande alteração hormonal pela qual o corpo passa durante a menopausa, esse é um período em que normalmente as mulheres sentem desconfortos. É comum surgirem ondas de calor, alterações de humor, insônia, irritabilidade… A maca peruana ajuda a equilibrar os níveis hormonais e a aliviar esses sintomas.

Maca peruana em pó combate radicais livres

Por conter propriedades antioxidantes, a maca peruana ajuda a combater os radicais livres que danificam as células do corpo e podem até causar câncer.

Maca peruana em pó reduz sintomas de ansiedade e depressão

Maca peruana em pó

A maca peruana contém flavonoides que agem favoravelmente no corpo, atuando como uma “injeção” de disposição e ânimo. O consumo da maca ajuda a reduzir sintomas de ansiedade e de depressão.

Maca peruana em pó reduz riscos de hipertensão

O consumo regular da maca peruana ajuda a controlar o colesterol ruim e a aumentar as taxas de colesterol bom, além de diminuir a hipertensão e ter efeito vasodilatador, devido à presença do ômega 3 em sua composição. Também é rica em potássio, nutriente importante para reduzir riscos
de hipertensão.

Maca peruana em pó dá mais energia pra malhar

O consumo da maca peruana é muito indicado para quem quer mais disposição para a prática de atividade física. Ela dá mais energia e ajuda a melhorar o desempenho nos exercícios. Seu uso depois das atividades ajuda a reduzir a fadiga muscular e as dores, uma vez que o consumo pós-treino diminui a quantidade de ácido lático e ácido malônico no organismo.

Maca peruana em pó fortalece a imunidade

A maca peruana é muito rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco e magnésio, que ajudam o corpo a encontrar um equilíbrio imunológico.

Maca peruana em pó combate a anemia

Rica em ferro, a maca peruana ajuda a combater a anemia. A maca peruana também tem mais cálcio que o leite e, por esses motivos, é indicada para mulheres, principalmente as que estão na menopausa, para ajudar a prevenir a ocorrência de osteoporose.

Maca peruana em pó: quando começa a fazer efeito?

Maca Peruana em pó

Uma dúvida comum é quando começa a fazer efeito no organismo a maca peruana em pó. Por ser um alimento funcional e não um medicamento, apresentará efeitos a médio e longo prazo. Dependendo do organismo de cada pessoa, eles podem ser notados a partir da terceira semana de uso.

Para isso, é importante realizar o consumo consistente e contínuo da maca peruana amarela, vermelha ou preta, atentando às cores mais indicadas para cada caso.

Maca peruana em pó: contraindicações e efeitos colaterais

A maca peruana tem se mostrado bastante segura quando consumida nas doses indicadas e não foram apontados efeitos colaterais até o momento. Mas é recomendável evitar o consumo excessivo,
assim como observar o quadro de saúde de quem tomar.

Pessoas com quadros de doenças hormonais e desequilíbrios hormonais devem evitar o uso da maca. Exemplos: câncer de mama, uterino e de ovários, endometriose ou fibrose uterina, além de disfunções hormonais que resultam em uma produção de hormônios superior ao normal.

Idosos e pessoas com quadro de saúde graves devem sempre buscar orientação médica ou de um nutricionista para consumir a maca peruana preta.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem fazer uso da maca peruana preta, pois não existem dados que comprovem sua segurança nesse período.

Quantas colheres de maca peruana em pó devo tomar por dia

Outra pergunta muito comum é quantas colheres de maca peruana em pó devo tomar por dia. A dose diária recomendada de maca peruana em pó é de 400 a 1000 mg. O ideal é distribuir essa quantidade ao longo das refeições. A maca peruana em pó pode ser utilizada em diferentes bebidas e
receitas frias e quentes.

Maca peruana em pó: como usar em uma receita?

São muito variadas as maneiras de como usar maca peruana em pó numa receita. Você pode adicionar a maca peruana em pó na mistura de bolos, panquecas e pães, por exemplo. Pode misturá-la a sucos, vitaminas e smoothies.

Você também pode usar a maca peruana em pó em pratos quentes, mas dê preferência aos frios, pois preserva mais seu poder nutricional. Uma maneira muito simples e gostosa de usar a maca peruana em pó é salpicá-la sobre a banana ou uma salada de frutas, por exemplo.

Se quiser saber como fazer um sorvete usando a maca peruana em pó, clique aqui. Se quiser conhecer todas as opções de maca peruana em pó da Color Andina, clique aqui.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin